26 setembro, 2014

SYNOPSE DO PRONUNCIAMENTO NACIONAL EM SANTAREM. Lisboa: Typographia de P. A. Borges, 1846.
e
DIAS, Dr. Miguel Antonio - ALLOCUÇÃO AOS ELEITORES DO DISTRICTO DE SANTAREM. Recitada Pelo... em Assemblea Geral de 27 de Setembro de 1846. Lisboa. Typographia Neryana, 1846.
Inclui o Programma, ou Principios Geraes que os Deputados do Circulo Eleitoral de Santarem devem sustentas nas Cortes de 1847 (19-22 pp).
2 vols juntos, in-8º (21cm) de 163, [1] p. e 22, [2] p. ; B.
Interessante contributo coevo, em duas obras independentes, ambas da autoria de Miguel António Dias (a primeira saiu sob anonimato), sobre o conturbado período nacional conhecido pela Revolução da Maria da Fonte, revolta popular, resultante das tenções sociais remanescentes das Guerra Liberais, que viria a dar origem a mais uma guerra civil - A Patuleia -, protagonizada por Cartistas e Setembristas, e que se prolongaria por cerca de 8 meses, entre 1846 e 1847.
                                 .....................................
"É de todos bem sabido que os Cabraes perderam, e quasi que venderam, o malfadado Portugal; e que a providencia houve por bem preparar a reacção do Minho para elle ser regenerado, e para deitar fóra de si aquelles bandoleiros politicos.
Tambem todos sabem que reduziram o exercito portuguez a um estado rude e vendavel, porque era, em geral, composto de máos officiaes; e que os povos, que lhes haviam págo e dado armas para sua defeza e guarda, tiveram de lutar contra elles de braço a braço!
Nunca os portuguezes hão mostrado melhores desejos, nem mais acrisolado patriotismo, do que na emancipação actual; mas em vez de encontrarem homens, que bem os dirigissem, não tiveram, em geral, senão chefes pouco expertos, e que enganados tambem os enganáram! Mas confiando na emenda, e na vontade dos povos, ainda esperamos pelo remedio; e, em quanto este não chega, trataremos do pronunciamento de Santarem.
Com a suppressão da liberdade de imprensa, decretada pelos Cabraes, mal se podiam transmitir noticias pelo paiz; e a não ser o major Avila, que, no transito do Minho para Lisboa, escreveu de Rio-Maior para Santarem, só mui tarde os Santarenos teriam verdadeiras instrucções ácerca da Revolta."
(excerto da introdução da Synopse..., Ao Leitor)
                                  ......................................
"Eis-nos, pois, Senhores, chegados á nossa época actual: é a época do Pronunciamento Nacional, e da Maria da Fonte.
Sim , Senhores, esta matrona, tenha ou não existencia real, merece a nossa apotheóse: deve ser posta no numero dos Deoses; porque foi ella o astro brilhante que nos conduzio á gloria e á salvação.
Apenas a Maria da Fonte la no Minho arvorou, em vez da dourada bandeira, a sua rude mas temerosa fouce, todos os Patriotas, os de pé descalço (acceittamos o epigramma, porque exprime maravilhosamente o misero estado, em que nos deixárão os contrários!...) Repitto, Senhores: Apenas a Maria da Fonte ousou levantar o estandarte da Revolta, todos os Povos descontentes e opprimidos corrêrão a prestar-lhe voluntario auxilio.
O movimento foi rapido como a faisca electrica; porque a anciedade publica era geral por todo o Paiz: O movimento foi Nacional; porque foi geralmente abraçado pelo pobre, pelo rico, pelo ignorante e pelo sabio, pelo plebeu e pelo nobre."
(excerto da Allocução)
                                    .....................................
Exemplares em bom estado de conservação. Sem capa frontal. Nome do autor da Synopse (Miguel António Dias) manuscrito na f. rosto deste volume.
Pela importância e raridade a justificar encadernação.
Raros.
Com interesse histórico, em particular para a região escalabitana.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário