07 setembro, 2014

PINTO, Julio Lourenço - O BASTARDO : scenas da vida contemporanea. Porto, Typographia do Commercio do Porto, 1889. In-8º (21cm) de 338, [2] p. ; E.
1.ª edição.
Valorizada pela oferta autógrafa do autor à Sociedade Camillo Castello Branco.
Romance naturalista.
"Após alvoraçada e jubilosa lide as duas irmãs davam o ultimo retoque com esmero e amoravel correcção ao arranjo decorativo no aposento destinado ao hospede querido, desejado como filho prodigo que se repatria ao lar paterno. Esta actividade jovial de Branca, a mais velha, expandia-se methodica, ordeira, toda repassada de meiga placidez; na luminosa serenidade dos seus sorrisos nunca se apagavam de todo uns laivos do ar seriosinho e comedido que era o seu traço mais caracteristico, em vivo contraste com a Christina, a mais nova, irrequieta e fogosa sob o aguilhão do sangue azougado e fervido que dava uns tons quentes á sua esplendida carnação de nympha."
(1.º parágrafo da obra)
Júlio Lourenço Pinto (1842-1907). "Bacharel em Direito Pela Universidade de Coimbra (1864), fez a sua estreia literária no Comércio do Porto, jornal em que publicou uma série de artigos, sob o título "Revistas semanais", e outra colaboração sobre diversos temas. Como ficcionista, foi autor dos romances "Margarida" (1880), "Vida Atribulada" (1880),"O Senhor Deputado" (1882), "O Homem Indispensável" (1883) e "O Bastardo" (1889), subordinados ao título genérico de Cenas da Vida Contemporânea, e do livro de contos "Esboços do Natural" (1885). A "Estética Naturalista" (1884) é a reunião dos artigos dados à estampa na "Revista de Estudos Livres" (1883-1887), terceiro e último órgão do movimento positivista português, editada em Lisboa por iniciativa de Teófilo Braga e Teixeira Bastos, que compartilharam a sua direcção com Sílvio Romero e outros dois intelectuais brasileiros. Com esta obra de teorização estética, Júlio Lourenço Pinto faz jus a que o seu nome figure na não muito numerosa galeria dos nossos doutrinadores literários."
Encadernação coeva em meia de pele com ferros gravados a ouro na lombada. Sem capas de brochura.
Exemplar em bom estado geral de conservação. Tem um selo numerado na lombada. Pastas cansadas, sobretudo nas margens e nos cantos. Carimbo posse de biblioteca (2) na f. rosto. Derradeiras folhas do livro apresentam, marginalmente, ténues sinais de humidade.
Raro.

Indisponível

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