16 setembro, 2014

BASTOS, Leite - AS TRAGEDIAS DE LISBOA. Edição Illustrada. Volume I [II, III, e IV]. Lisboa, Typographia das Horas Romanticas, 1878-1879. 4 vols in-8º (19,5cm) de 444, [4] p. ; [6] f. il. (I), 436, [4] p. ; [6] f. il. (II), 412, [4] ; [6] f. il. (III) e 466, [6] p. ; [9] f. il. ; E. Horas Romanticas : Bibliotheca Selecta Illustrada
1.ª edição.
Ilustrada com belíssimas gravuras desenhadas por Manuel de Macedo, e superiormente executadas pelos gravadores Alberto, Pastor e Severini. As estampas encontram-se impressas em folhas separadas das páginas de texto, ao longo dos 4 volumes que compõem a obra.
Conjunto de novelas policiais, em 4 volumes, na sua edição original. Trata-se da obra de fôlego de Leite Bastos, justamente considerado um dos precursores da Ficção Policial em Portugal.
Novelas que integram a obra:
- O Homem-demonio. - O Invisiveis de Lisboa. - Proezas de Satan. - Pactos de crime. - Nas espheras douradas. - O testamento do millionario. - O club dos gravatas lavadas. - O cadaver do Rio Secco. - Proezas de Wassily. - O segredo do maçon. - As memorias do finado. - Gloria ao amor.
                          ........................................................
"Era o club dos Gravatas lavadas uma associação temivel e poderosa, que mais tarde, nos seus periodos de decadencia, deu o processo celebre, conhecido pela designação Olho vivo.
Dirigida por um conselho secreto, nem sempre os seus associados conheciam o segredo e fins da instituição a que estavam ligados.
Para esses, não passava de uma loja maçonica, como tantas outras que então havia, sem constituição legal, e que trabalhavam para fins exclusivamente politicos.
Mas os verdadeiros intuitos do club, segundo a sua constituição secreta, eram bem diversos.
Elles apoderavam-se de heranças importantes, simulando testamentos, e inventando herdeiros, propunham demandas, a fim de obterem uma conciliação rendosa; e para que nenhum ardil escapasse ao seu fim exclusivo de roubar a toda a gente, dispunham tambem de certa classe de mulheres que sabem insinuar-se no animo de pessoas poderosas, por dinheiro e posição, e lhes eram de grande auxiliar.
Esta associação fôra constituida por Thadeu Jacob, seguido de um grupo de dissidentes que se desligaram da loja Abnegação, a que presidia Camillo de Magalhães, o merceeiro da Praça da Figueira."
(excerto do texto, O club dos gravatas lavadas)
Francisco Leite Bastos (1841-1886). Jornalista, autor de contos e romances policiais, dramas e comédias. Colaborou no Diário de Notícias e em vários jornais literários. "É considerado um dos precursores da Ficção Policial portuguesa. Além de romances, também se dedicou à narração de crimes célebres e da vida e punição dos seus autores."
Encadernações coevas em meia de pele com ferros gravados a ouro nas lombadas. Sem capas de brochura.
Exemplares em bom estado de conservação.
Raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário