30 setembro, 2014

ASSIS, José Bento d'Araujo - SERÕES LITTERARIOS. Com duas cartas do Ex.mo Sr. Camillo Castello Branco. Lisboa, Typographia Universal de Thomaz Quintino Antunes, 1869. In-8º (18cm) de 375, [5] p. ; B.
1.ª edição.
Dedicatória impressa do autor a Camilo que classifica de "fecundo e notavel romancista da peninsula".
Colecção de curiosas crónicas e histórias publicadas em jornais e periódicos, reunidas pelo autor neste volume. Contém contos de cariz histórico.
"Com quanto o meu genero especial de leitura sejam velharias, assim que vejo romance trajado á moderna e de escriptor novo, leio, pelo menos, as primeiras paginas. Se elle me sae verosimil e portuguez, leio-o todo, e leio sempre que o mesmo nome me convida. É o que me succedeu, ainda bem, com os folhetins do sr, Araujo Assis."
(excerto da carta de Camilo)
Indíce:
 - Amores que a morte coroou. - Os tres amores de Simplicio. - Biographia da actriz Luiza Leopoldina Fialho. - O filho do mysterio. - De Lisboa ao Porto. - Uma historia completa. - Derradeira homenagem. - Mais vale quem Deus ajuda, do que quem muito madruga. - Cousas que pertencem ao dominio da fé. - Biographia do actor Joaquim Antonio Rodrigues Rollão. - Memorias de um homem que não apanhou a sorte grande dos cinco contos. - O luxo e o ouro. - Amor velho n'um peito joven. - Não leiam. - Scenas innocentes da comedia humana. - Os litteratos. - Carta a um amigo - Atribulações de espirito. - Pela bocca morre o peixe. - A Pedinte - historia dos sinos da Bemposta. - Historia d'uma mosca. - Uma consulta. - A liberdade. - O chapéo de chuva. - Ricardo José Fortuna.
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capas frágeis, com defeitos. Falha de papel na lombada e no canto inferior dto da capa.
Muito invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário