19 setembro, 2014

FERREIRA, Eduardo da Costa - ELOGIO HISTÓRICO DO GENERAL BERNARDINO DE FARIA. Proferido pelo Prof. Major de Artilharia,... Padrões da Grande Guerra. Porto Lito. Nacional, 1928. In-4º (24,5cm) de 78, [2] p. ; [1] f. il. ; B.
Contém em extratexto reprodução de uma fotografia do General, em traje civil, com fac-símile da sua assinatura.
Edição numerada: exemplar n.º 71 de uma tiragem desconhecida,  seguramente reduzida. Impressa em papel de superior qualidade.
Muito valorizada pela dedicatória manuscrita do autor a Henrique José Monteiro de Mendonça.
Homenagem à memória do General Bernardino de Faria, organizada pela Comissão dos Padrões da Grande Guerra, apresentada pelo General (à época coronel) Ferreira Martins, num elogio proferido pelo Major Costa Ferreira, seu subordinado durante anos no Regimento de Artilharia de Abrantes e seu adjunto no C. E. P. em campanha.
"O clarim do armistício soara, entretanto, pondo termo à guerra.
Não importa!
A quási totalidade da 1.ª Divisão do C. E. P. encontra-se em armas. Andou em contacto com o inimigo. Sentiu-o. Segui-o de perto. Participou do impulso que o escorraçou de terra francesa, assistiu à sua capitualção em terra belga. Sofreu perdas, viveu a guerra.
Quam longe nos achamos nêste alegre de 11 de novembro de 1918 dos taciturnos dias de setembro em que o snr. General Bernardo de Faria e Silva assumira o comando da Divisão! Paira no ambiente a alegria da victória e esses bons soldados que sentiram a crueldade do abandono moral a que os votaram saúdam neste momento o chefe eminente que lhes inoculara a fé perdida! Glória eterna ao nome do snr. General Bernardo de Faria, obreiro do milagre!"
(excerto do texto)
Exemplar brochado em bom estado de conservação. F. rosto apresenta trabalho de traça marginal e um pequeno orifício, sensívelmente a meio. 
Invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário