07 fevereiro, 2023

MARQUES, Manuel Simões Rodrigues - OS MEUS SOLDADINHOS : Grande Guerra - 1914-1918. [Albergaria dos Doze], Quilate, Gráfica, 2018. In-4.º (24 cm) de 123, [5] p. ; mto il. ; B.
1.ª edição.
Homenagem do autor aos Soldadinhos - os membros da sua família que integraram as forças expedicionárias portuguesas na Primeira Guerra Mundial.
Livro muito ilustrado com fac-símiles de correspondência e documentos oficiais pertencentes aos "soldadinhos".
Na capa vem reproduzido o telegrama que deu início à conflagração, estando impresso na contracapa a primeira página do jornal Le Matin, de 12 de Novembro de 1918, que noticia o final do conflito.
Exemplar muito valorizado pela dedicatória autógrafa do autor.
"Há-de servir este escrito para fundamentar a ideia que me baila no espírito há muitos anos, por forma a contribuir para a memória colectiva dos povos, contando as histórias de alguns dos meus Soldadinhos.
Não pretendo escrever a História que essa já está escrita por quem tem mais engenho e arte do que eu.
Pretendo, isso sim, que fique em letra de forma a forma como a família recorda os seus entes queridos que foram à guerra, em África ou nas terras de ninguém, em França, à conta de uma mão vazia e de outra cheia de nada.
Mas o Estado português "vendeu", aos ingleses, cada um dos meus Soldadinhos por uma libra esterlina.
Por isso entendi que devia enquadrar as famílias no teatro de guerra."
(Excerto da Introdução)
Índice:
1- Introdução. 2 - Enquadramento em Albergaria dos Doze. 3 - O Soldadinho Felizardo Simões. 4 - O Soldadinho António Marques. 5 - O Soldadinho Joaquim das Neves Júnior. 6 - Os Soldadinhos do Concelho de Pombal. 7 - Os Soldadinhos que morreram na guerra. 8 - Histórias de guerra. 9 - Poemas.
Exemplar em brochura, bem conservado.
Raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário