25 fevereiro, 2023

WELLS, H. G. - UMA HISTORIA DOS TEMPOS FUTUROS.
Traducção de Mayer Garção
. Lisboa, Livraria Central de Gomes de Carvalho, editor, 1903. In-8.º (19 cm) de 169 p. ; B.
1.ª edição.
Capa de José Leite - 1903.
Interessante romance de ficção científica, sendo esta a edição original em língua portuguesa.
"O excellente mister Morris era um inglez que vivia no tempo da boa rainha Victoria. Era um homem prospero e muito sensato; lia o Times e ia á egreja. Ao chegar á edade madura, fixou-se-lhe no rosto uma expressão de tranquillo e satisfeito desdem por tudo quanto não era feito á sua imagem e semelhança. [...]
Possuia tudo quanto era correcto e conveniente possuir um homem na sua posição. E tudo o que não era correcto nem conveniente que um homem da sua posição possuisse, não o possuia.
Entre essas cousas correctas e convenientes que mister Morris possuia, contava-se uma mulher e filhos. Como era natural, sua esposa era d'um genero conveniente e tinha filhos d'um genero e em numero convenientes; não se notava n'elles nenhuma particula de estouvamento ou phantasia, pelo menos tanto quanto mister Morris o podia destrinçar. [...] Os filhos, educou-os mister Morris em boas e solidas escolas e abraçaram respeitaveis profissões; ás filhas, a despeito d'uma ou duas velleidades phantasistas, casou-as, arranjando-lhes bons partidos, homens de boa posição, já velhotes e «com esperanças.» E, quando lhe pareceu uma cousa conveniente e opportuna, mister Morris morreu."
(Excerto do Cap. I - A cura do amor)
Índice:
I - A cura do amor. II - Em pleno campo. III - As Vias da Cidade. IV - Em baixo. V - Bindon intervem.
Herbert George Wells (1866-1946). Escritor britânico. "Nascido em 1866 em Bromley, no Kent, numa família de modestíssimos recursos, Wells teve de começar a trabalhar aos 14 anos de idade, tendo sido sucessivamente aprendiz de fanqueiro, de droguista e contínuo numa escola. A primeira grande viragem da sua vida acontece aos 18 anos quando conquista uma bolsa para estudar biologia na Normal School of Science, em Londres, que leva a cabo então uma revolucionária experiência pedagógica de ensino livre. É aí onde encontra professores de excepcional gabarito como o famoso biólogo darwinista e agnosticista militante T. H. Huxley (avô do escritor Aldous), que o marcarão para sempre. Em 1888 obtém o seu diploma pela Universidade de Londres e torna-se o professor de ciências que, em 1895, a fama literária de "A Máquina do Tempo" virá arrancar para sempre do anonimato.
Transformou-se no celebérrimo autor de ficção científica H. G. Wells, cuja fama e influência nunca mais desapareceriam até ao fim dos seus dias - e mesmo para além deles.
Homem dotado de uma profunda consciência social, activista socialista, militante pela paz mundial e pela igualdade, defensor dos direitos das mulheres e da liberalização dos costumes, crente no papel emancipador da educação, polemista e panfletário, Wells manifestou durante quase toda a sua vida uma profunda fé no progresso humano e na capacidade libertadora da ciência."
(Fonte: http://static.publico.pt/sites/coleccaojuvenil/livros/18.maquinadotempo/texto3.htm)
Exemplar brochado, por aparar, em bom estado geral de conservação. Manuseado.
Raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário