05 fevereiro, 2023

FESTAS DA RAINHA SANTA -
Programa Oficial das Festas da Rainha Santa - Coimbra : 4 a 12 de Julho : 1970
. [Coimbra], Comissão Municipal de Turismo de Coimbra, 1970. In-4.º (23,5 cm) de [88] p. ; il. ; B.
1.ª edição.
Programa das Festas da Rainha Santa respeitante a 1970.
Valorizado pelo extenso preâmbulo - Saudação - de Urbano Duarte (1917-1980), "padre, professor e jornalista, que em todas estas áreas se distingue, tanto pela fulgurante inteligência como pela permanente disponibilidade e sentido de serviço, assumindo-se como figura incontornável da sociedade coimbrã - e, mesmo, da vida nacional - da segunda metade do século XX." (in 7 Margens)
Programa ilustrado com fotogravuras de vistas da cidade e publicidade da época, sendo os textos subscritos por personalidades locais. Capa belíssima, não assinada.
"Rainha Santa Isabel!
Aceitei o encargo de, em nome de Coimbra de que sois Padroeira, Vos saudar, neste momento em que a vossa Imagem, descendo do altar de Santa Clara, vem percorrer as ruas da Baixa.
Missão difícil, Senhora, pois não encontro palavras simples e belas que possam traduzir a confiança e ternura, a esperança e veneração - o incontido amor! - que o povo de Coimbra alimenta por Vós, Rainha Santa!
Reparai, Senhora, neste mar de gente: o seu rosto e o seu recolhimento, a sua prece e os seus sacrifícios, a sua alegria e as suas lágrimas falam, com eloquência esmagadora, de quanto sois querida.
Atendei, Senhora, em como este povo transformou em rios de luz o asfalto negro dos caminhos, na meiga ilusão da vossa imagem como que deslizar por entre estrelas, - «irmã dos astros cintilantes» - de tal maneira sois o «celeste prodígio» a refulgir a glória de Deus.
Permiti, Senhora, que o vosso olhar desça às funduras mais secretas do nosso peito, e vereis, então, as maravilhas de todos estes corações humanos aqui presentes em cortejo de íntimas oferendas: uns a repetir-vos mil graças pelo valimento; outros a querer tocar a fímbria do vosso manto, porque em aflição; estes, com saudade daquilo que foram, ansiosos de regressar ao bom caminho, que talvez seja o luar que esqueceram, a virtude em que foram vencidos, a força de ânimo para lutar, ou a ressurreição na fé que tiveram.
Rainha Santa! sempre que entrais em Coimbra, sois a senhora do coração de Coimbra."
(Excerto de Saudação - Urbano Duarte)
Exemplar brochado em razoável estado de conservação. Capa cansada, apresenta canto inferior direito levemente "esboroado". Mancha de tinta na primeira folha de texto, com rasgão (sem perda de suporte).
Raro.
Sem registo na BNP.
10€
Reservado

Sem comentários:

Enviar um comentário