08 fevereiro, 2023

O SOLITARIO DE TERRASSON.
HISTORIA VERDADEIRA, E MUITO INTERESSANTE
. Lisboa. M. DCCCVI. Na Offic. de Simão Thadeo Ferreira. Com licença de Sua Alteza Real. In-8.º (13,5 cm) de 156, [10] p. ; B.
1.ª edição.
História de um eremita. Novela traduzida do francês, ao gosto da época, referenciada como assente em factos verídicos. As 10 últimas páginas são preenchidas com a Lista dos Assignantes - onde constam os nomes dos subscritores da obra.
Nota biobibliográfica da BNP: "Not. 494 in Gonçalves Rodrigues A Novelística estrangeira em versão portuguesa no periodo pré-romântico. Indicação de Balbi le Solitaire de Terrasson, histoire intéressante por Madame de..., Paris, 1733, 182 p. Jones, 65, atribui-o à Marquesa de Merville (Mme Bruneau de la Rabatalliére Merville)"
"Desejando sempre com muita satisfação cumprir as ordens de V. Excellencia, tenho agora o maior prazer em executar a que V. Excellencia me dá, para a informar exactamente de tudo quanto diz respeito ao Solitario de Terrasson; porque tenho a certeza de que esta narração poderá entreter a V. Excellencia alguns momentos. Desejo unicamente, que o modo de a escrever não diminua a belleza do assumpto: mas a pezar da falta  de delicadeza, e graça, que são talentos totalmente desconhecidos neste Paiz, seguro a V. Excellencia, que a relação será muito exacta, e sincera; e espero que a ordem, que V. Excellencia me deo de não omittir nenhum particular, fará desculpavel a extensão desta Carta. [...]
Princípio por dizer a V. Excellencia, que o Solitario de Terrasson só foi conhecido por este nome, pelo espaço de hum anno, tendo chegado a este deserto no rigor do inverno do anno de mil seiscentos e setenta e quatro. He notorio, que este Paiz he muito frio, e particularmente nas montanhas; elle escolheo huma para o seu retiro, no cume da qual ha huma gruta muito espaçosa, que a natureza formou em hum rochedo, e que o nosso Solitario arranjou de modo, que hum  homem a podesse habitar, não commodamente, mas que o abrigasse contra as féras selvagens.
(Excerto de Carta á Duqueza de...)
Exemplar brochado, desencadernado, em bom estado de conservação.
Raro.
20€

Sem comentários:

Enviar um comentário