PÃO BARATO : o problema cerealifero em Portugal - AO POVO PORTUGUEZ. Lisboa, Typographia - Calçada de Sant'Anna, 40 e 42, [1913?]. In-8.º (20,5 cm) de 12, [2] p. ; B.
1.ª edição.
Interessante subsídio para a história da crise cerealífera portuguesa que eclodiu pouco tempo após a instauração da República, consequência directa da crise mundial de 1913-1914, e do condicionamento da modernização da agricultura, fruto de uma visão governativa centrada no aproveitamento da conjuntura proteccionista.
"Espera solução do Governo e do Parlamento uma das mais graves questões de administração publica, que interessa essencialmente á subsistencia das classes pobres da nossa terra. Não póde vigorar por mais tempo o vigente regimen cerealifero que obriga as classes pobres a pagarem com o preço elevadissimo do pão - alimento de primeira necessidade - as custas da protecção dispensada á agricultura, protecção que, afinal, reverte em beneficio exclusivo dos sindicatos que exploram a mesma agricultura.
Um regimen artificial que, por engrenagem diabolica, obriga os poderes publicos a elevarem sempre o preço do kilogramma de trigo exotico até 60 réis, constitue a mais grave afronta ás justas reclamações do povo portuguez, que, para trabalhar, necessita de viver."
(Excerto de Ao publico - o preço do pão)
Matérias:
Ao publico - o preço do pão. | Problema cerealifero - lavoura, moagem e panificação: A questão é muito complexa e está ligada ao problema do regimen cerealifero diz-nos o sr. Antonio Castanheira Moura; O nosso regimen cerealifero é a mais monstruosa das iniquidades; A protecção á lavoura, em 8 anos, custou ao consumidor de pão 40.000 conto de réis; A abolição do limite das padarias não determinou o barateamento do pão. | Portugal é o unico paiz do mundo em que o pão tem um preço oficial afirma o sr. Antonio Castanheira Moura: A abolição do limite das padarias não podia baratear o preço do pão; Em Portugal um kilograma de farinha de trigo custa mais do que um kilograma de pão da mesma farinha; A panificação que é o "cobrador" da moagem e da agricultura nacional, nem sempre tem tido as simpatias do consumidor; A reforma radical do regimen cerealifero, eis a unica solução.
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capas manchadas. Sublinhados a lápis.
Raro.
Com interesse histórico.
Indisponível
Sem comentários:
Enviar um comentário