12 dezembro, 2021

QUINTELLA, Santos - OS ESTUDANTES DE COIMBRA E AS SUAS PARTIDAS.
Historia recreativa e anecdotica da Aacademia Universitaria desde tempos remotos até hoje. Por... (com muitas gravuras)
. Porto - (Portugal), Escriptorio de Publicações de J. Ferreira dos Santos, [191-]. In-8.º (18 cm) de 80 p. ; il. ; B.
1.ª edição.
Interessantíssimo repositório dos costumes académicos de antanho, sobretudo no que à farra e à diversão diz respeito.
Livrinho não datado, publicado algures na segunda década do século XX. Ilustrado com bonitos desenhos e fotogravuras a p.b. ao longo do texto.
"De liteira ou a cavallo. Os Divodignos. A Thomarada. A Rolinada. A Sociedade do Raio: Anthero, Vieira de Castro, João de Deus. O traje academico. A porta ferrea, o canellão, a cabra; o archeiro, o praxista, o bedel... Bichos, formigões, caloiros, novatos, veteranos. O cabula, o chronico, o dr. Espera, o urso. Gaticidas, noctivagos, trocistas, bisnaus. Tricanas, saccos de carvão. Musicos afinado e desafinados. Cabides, pés de banco, semi-putos, candieiros, troupistas. As tristes. A Sebenta. A arvore do ponto. O estudante á lebre. A moca, a palmatoria, a thesoura. Enfarruscadelas, bigodes pintados, freio na bocca, albarda ás costas. A gréve: tudo partido! As republicas. Queima das fitas, as latadas. Os kagas. Anecdotas e larachas. As partidas. Etc."
(Retirado da capa)
"Até 1854-55, antes de se inaugurar a malaposta, fazia-se a viagem para Coimbra de liteira ou a cavallo. Costumavam os estudantes formar caravanas contra o perigo de serem roubados pelo caminho. Os sitios escolhidos pelos ladrões para o assalto eram:
O afamado pinhal da Azambuja, Cruz de Meroiços - na estrada de Coimbra a Lisboa; na do Porto, a Ponte d'Aguas de Maias, o Carquejo, a Mealhada."
(De liteira ou a cavallo : Salteadores)
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capas frágeis com defeitos e pequenas falhas marginais. F. rosto apresenta rasgão no pé, sem falha de papel.
Raro.
Com interesse histórico e académico.
Sem registo na Biblioteca Nacional.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário