17 dezembro, 2021

MOURA, Alberto Alexandre Gomes de - HYSTERIA E DEGENERESCENCIA (suas relações).
These inaugural apresentada á Escola Medico-Cirurgica da Porto. Por... Alumno do Hospital de Santo Antonio
. Porto, Typ. a Vapor da Real Officina de S. José, 1900. In-4.º (24 cm) de 104, [4] p. ; B.
1.ª edição.
Interessante trabalho sobre psiquiatria, quando esta disciplina, lentamente, dava os primeiros passos entre nós. Obra enriquecida com casos clínicos registados em Portugal e no estrangeiro, alguns do conhecimento do autor.
"A hysteria é uma nevrose, commum a todas as profissões e a todos os paizes, desenvolvendo-se, quasi que com egual frequencia, no homem e na mulher.
Segundo observações de vários auctores, como Beau, Lucas-Champiomère, Ballet, Landouzy, Robinovitch, d'entre as mulheres, a hysteria ataca de preferencia as das classes mais elevadas, emquanto que, d'entre os homens, attinge principalmente os das classes mais baixas e mais sujeitas a privações.
Frequentissima como esta afecção é, ella mostra-se-nos sob as formas mais variadas que imaginar-se possam. Simplesmente associada, umas vezes, a numerosas doenças, velada, outras, por ellas, predominando ainda frequentemente sobre muitos estados pathologieos, é, muitas vezes, necessaria toda a pericia do medico para a sua diagnose.
A hysteria, a grande simuladora, como lhe chamou Charcot, tem os seus prodromos. Os individuos tarados, homens ou mulheres, creanças ou adultos, sob qualquer influencia conhecida, ou sem motivo plausivel, mudam rapidamente de caracter, tornam-se tristes, e procuram a solidão. Choram ou riem sem motivo, queixam-se de sufocações, e vêem frequentemente o seu somno, até ahi tranquillo, ser perturbado por visões estranhas de animaes."
(Excerto de Descripção [da histeria])
"A degenerescencia não é mais que uma tendencia, maior ou menor, que certos individuos apresentam para a regressão. [...]
O typo normal não existe. Todos os seres, influenciados pelo meio, caminham para a adaptação. Que ella se não faça, que a evolução pare n'um individuo, - e este individuo será um degenerado.
Etiologia. - Como causa principal da degenerescencia, encontramos nós a hereditariedade regendo todos os estados degenerativos.
(Excerto de Degenerescencia - Etiologia)
"Os indivíduos attingidos de degenerescencia, apresentam signaes particulares, ou estigmas, que podem ser de duas espécies: physicos e psychicos.
É intuitivo que estes estigmas não são egualmente desenvolvidos em todos os indivIduos. Bem descriptos por MoreL e Legrand du Saulle, os estigmas physicos deixam quasi de ser perceptiveis, posto que alguns existam, nos degenerados superiores. (Magnan).
Estes estigmas são, principalmente, apanagio dos degenerados inferiores.
Emquanto aos estigmas psychicos, não são também os mesmos em todos os degenerados, e a existência d'estes sêres, tem, debaixo do ponto de vista psychico, um cunho especial.
Uns nascem idiotas, outros veem com as melhores apparencias, e, a um dado momento, o seu desenvolvimento é como que suspenso, e elles cahem na imbecilidade; finalmente, outros, podem attingir um consideravel desenvolvimento intellectual.
Apezar d'isso, porém, a sua existência, debaixo do ponto de vista moral, é completamente desiquilibrada. 
Um degenerado póde tornar-se um grande sabio, um artista distincto, um habil administrador; mas, ao mesmo tempo, elle manifestará profundas faltas d'ordem moral, excentricidades e irregularidades nos seus actos, e tanto empregará as suas brilhantes faculdades para servir uma grande causa, como para satisfazer os peiores vicios."
(Excerto de Symptomas da degenerescencia)
Matérias:
Hysteria: - Historia; - Hysteria no seculo XVII; - Hysteria no seculo XVIII; Descripção [da Histeria]; - Etiologia; - Agentes provocadores; - Estigmas; - Anesthesias sensoriaes; - Estigmas puramente psychicos; - Accidentes histericos. | Degenerescencia: - Etiologia; - Symptomas de degenerescencia; - Syndromas episodicos; - Impulsividade morbida; - Intellectualidade morbida; - Emotividade morbida; - Psycopathias sexuaes. | Hereditariedade na hysteria. | Hereditariedade na degenerescencia. | Alterações do mechanismo mental na degenerescência e na hysteria. | Proposições.
Exemplar brochado, por abrir, em bom estado de conservação.
Raro.
35€

Sem comentários:

Enviar um comentário