22 dezembro, 2021

BREYNER, Antonio de Mello - CONSIDERAÇÕES HISTORICAS SOBRE A UTILIDADE DAS PRAÇAS DE GUERRA E SUA APPLICAÇÃO Á DEFEZA DE LISBOA. Offerecidas á Academia Real as Sciencias de Lisboa por... Lisboa, Typographia da Academia, 1854. In-4.º (28x22,5 cm) de [2], 7, [1] p. ; B.
1.ª edição.
Opúsculo com relevância histórica, militar e estratégica, e indubitável interesse olisiponense.
"O estudo Considerações Historicas sobre a Utilidade das Praças de Guerra e sua Aplicação às Defesas de Lisboa reveste-se de particular importância porquanto demonstra que muitas cidades sitiadas não foram cidades conquistadas. O autor, Coronel de Engenharia e futuro General de Divisão António de Mello Breyner tendo por base este princípio, defende que Lisboa deveria ser fortificada convenientemente, pois apesar de ter à sua volta diversos pontos que poderiam retardar o avanço de forças invasoras, encontra-se demasiado exposta por mar e por terra e refere os pontos de melhor acesso e desembarque de grandes esquadras."

(Fonte: https://www.revistamilitar.pt/artigo/140)
"Ainda que as praças de guerra não são hoje consideradas de tanta importancia, geralmente fallando, como erão noutr'ora, e por essa razão não são os sitios mais ou menos rigorosos, que trazem os resultados finaes d'uma campanha, e só sim em batalhas campaes, e os movimentos dos exercitos, não se deve todavia concluir, que nós não queremos praças, e que não reconhecemos importancia em algumas d'ellas, antes, pelo contrario, as consideramos muito, e quizeramos por isso, que ellas estivessem bem reparadas, fortificadas e abastecidas convenientemente, por isso que conhecemos o auxilio, que podem fornecer ao exercito na defesa do paiz."
(Excerto do Estudo)
António de Mello Breyner (1813-1886). Militar e estratega português. Publicou, para além do presente estudo, um importante e histórico trabalho: Relatorio sobre o Campo de Instrucção e Manobra que teve logar na Charneca de Tancos no mez de Outubro de 1866 (1868)
Exemplar em brochura, bem conservado.
Raro.
20€

Sem comentários:

Enviar um comentário