MANUAL DO OPERARIO - INDUSTRIA DO VIDRO. Bibliotheca de Instrucção Profissional. Lisboa, Bibliotheca de Instrucção e Educação Profissional, [191-]. In-8.º (22,5 cm) de [4], 94, [2] p. ; E.
1.ª edição.
Interessante ensaio sobre a indústria vidreira nacional.
Livro muito ilustrado com bonitos desenhos ao longo do texto, bem com 8 estampas em separado.
"Como em Portugal o fabrico do vidro representa um papel importante na nossa actividade manufactureira, é interessante conhecer quaes os processos variados de que essa industria se serve para chegar ao fim desejado. [...]
Todas as fabricas nacionaes revelam boa vontade e intelligencia do seu pessoal superior, que, pouco a pouco, tem introduzido os modernos processos de fabrico uzados no estrangeiro, segundo os recursos de que dispõe, ao mesmo tempo que instrue o seu operariado, por fórma a sahir do circulo acanhado dos antigos systemas.
É certo que n'esta industria, os maiores progressos teem sido feitos no systema de fornos e na decoração do vidro, mas esses mesmo teem sido acompanhados, tanto quanto possivel nas nossa fabricas, e, se não chegam ao desenvolvimento attingido no estrangeiro, é porque é impossivel vencer o desgraçado systema anti-patriotico de nós acharmos sempre melhor o que vem de fóra, embora muitas vezes, a nossa industria exceda a estrangeira."
(Excerto do Prefacio)
Indice: Prefacio. | I - Generalidades. II - Formação e manipulação do vidro. III - Fabrico de garrafas. IV - Fabrico de copos. V - Fabrico de vidraça. VI - Fabrico de espelhos. VII - Fabrico de objectos moldados. VIII - Objectos de cristal. IX - Decoração do vidro. X - Vidros e objectos de fabrico especial.
Encadernação editorial inteira de percalina com ferros gravados a seco e a negro nas pastas e na lombada.
Exemplar em bom estado de conservação.
Ex-Libris de Henrique Marques.
Muito invulgar.
20€
Sem comentários:
Enviar um comentário