14 novembro, 2021

REBELO, Joaquim Manuel - A ENCOMENDAÇÃO DAS ALMAS NOS CONCELHOS DE TORRE DE MONCORVO E FREIXO DE ESPADA-À-CINTA
. [Vila Real], Núcleo Cultural Municipal de Vila Real, Maio de 1978. In-4.º (23 cm) de 37, [3] p. , il. ; B. Cadernos Culturais - 3
1.ª edição.
Interessante ensaio sobre o lado supersticioso da religião, aspecto arreigado na alma de um povo crente e devoto, mas respeitador do "sobrenatural". Opúsculo com interesse regional, histórico e etnográfico.
Livro ilustrado no texto com diversas fotogravuras a p.b. e uma partitura: "Encomendação das Almas", da Freguesia de Urros, concelho de Torre de Moncorvo.
Obra impressa em curta tiragem. A BNP dispõe de apenas um exemplar no seu acervo.
"A devoção às Almas do Purgatório está profundamente arreigada em Trás-os-Montes e Alto Douro, e é, talvez, «um dos aspectos mais curiosos do culto dos mortos existente no nosso país». «...O que se procura (com esta prática religiosa) é infundir piedade nos vivos pela alma dos mortos, a fim de que se juntem em preces fervorosas, de maneira a alcançarem o perdão de Deus para os pecados dos parentes, amigos, ou conterrâneos falecidos.
O encomendador ou encomendadores são levados pelo sentimento, ou em cumprimento de uma promessa, ou penitência a incitar os vizinhos a rezar pelos mortos, para os aliviar das penas do Purgatório.»"
(Excerto da Introdução)
Índice: Introdução. | Concelho de Tore de Moncorvo: Freguesia e Açoreira; Freguesia e Cabeça-Boa; Freguesia de Cardanha; Freguesia de Carviçais; Freguesia de Castedo e Vilariça; Freguesia de Felgar; Freguesia de Felgueiras; Freguesia de Larinho; Freguesia e Lousa; Freguesia de Maçores; Freguesia e Peredo dos Castelhanos; Freguesi de Mós; Freguesia de Souto da Velha; Freguesia de Urros; Outras freguesias. | Concelho de Freixo de Espada-à-Cinta: Freguesia de Fornos; Freguesia de Freixo de Espada-à-Cinta; Freguesia de Lagoaça; Freguesia de Ligares; Freguesia de Masouco; Freguesia de Poiares.
Joaquim Manuel Rebelo (1922-1995). "Natural de Vila Nova de Foz Coa, capelão do Internato Francisco Meireles e professor da Escola Secundária de Moncorvo. Sócio da Sociedade Portuguesa de Antropologia e Etnologia (Porto) e da Sociedade de Língua Portuguesa (Lisboa)."
(Retirado do verso da f. rosto)
Exemplar em brochura, bem conservado.
Raro.
35€

Sem comentários:

Enviar um comentário