18 novembro, 2021

BORGES, António Garcia - SERRA DA ESTRELA NO PASSADO E NO PRESENTE. COVILHÃ. [Covilhã], Edição: Rotary Club da Covilhã e Associação "Os Amigos da Covilhã", 2011. In-4.º (24 cm) de [2], 218 p. ; mto il. ; B.
1.ª edição.
Os desportos de inverno, os recantos, as paisagens e as gentes da Serra da Estrela, através da reunião de elementos dispersos - documentos, manuscritos, postais e fotografias - que preenchem grande parte da presente obra. Livro impresso em papel de superior qualidade, muitíssimo ilustrado, parte das estampas em página inteira.
Tiragem: 100 Exemplares.
Monografia valiosa, dada a exiguidade da produção impressa. Sem referências bibliográficas na Biblioteca Nacional.
"É obrigação moral de todos e cada um de nós, colaborar na preservação das raízes culturais, conferindo-lhe a dimensão de uma pegada humana deixada para memória futura, porém, se a obrigação deve ser para todos, já o desassombro da sua execução é só para alguns, que da sua tenacidade alavancada num espírito de historiador amador e coleccionista, dispõe de engenho, arte e capacidade, para perpetuar este desiderato.
Seguros deste imperativo de consciência que nos impomos, o nosso movimento, entenda-se, movimento Rotário, colaborou e colabora com diversos autores na realização destas empresas, pelo que uma vez mais e, assim que fomos abordados, no Rotary Club da Covilhã, pelo senhor António Garcia Borges no sentido de "apadrinhar" a edição do seu livro denominado "Serra da Estrela no Passado e no Presente", decidimos de imediato prestar a nossa lesta colaboração, para a edição deste trabalho de recolha, organização e mostra de memórias visuais e escritas sobre a Serra da Estrela que constitui um verdadeiro, legado cultural da nossa região, das gentes e profissionais, que a ajudaram a moldar por entre a dureza do granito, a beleza dos carvalhos, castanheiros, tojo, teixo, urze brava, neve e frio, cuja beleza das paisagens extasiantes, apenas encontram paralelo no carácter trabalhador, honesto e singelo das suas gentes!"
(Prefácio)
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Raro.
Sem registo na Biblioteca Nacional (BNP).
75€

Sem comentários:

Enviar um comentário