ROLO, Jorge da Silva - O CAVALEIRO DO MANTO BRANCO. Leiria, Folheto Edições & Design, [2015]. In-8.º (21 cm) de 87, [1] p. ; B.
1.ª edição.
Capa: desenho original do autor.
Interessantes narrativas romanceadas, abarcando vários períodos da História de Portugal, sendo algumas delas relacionadas com a Guia (Pombal), de onde o autor é natural. A II Parte do livro é dedicada a D. Afonso Henriques - o Cavaleiro do Manto Branco - e à sua acção na fundação da nacionalidade.
"O passado estava presente no dia a dia. Ao eu redor os jovens cavaleiros faziam os seus jogos de guerra não imaginando o quanto lhes seriam preciosos num futuro próximo. Sentado à sombra de um enorme sobreiro, o cavaleiro do manto branco ia recordando a sua passagem pela terra santa, os confrontos com os muçulmanos e os muitos amigos que por aquelas terras ficaram. [...]
No interior da sua tenda, Afonso recebia um mensageiro acabado de chegar. Fazendo uma larga vénia, entregou-lhe um pergaminho e disse-lhe:
Senhor; graças aos céus que vos encontrei. Pensei ir encontrar-vos mais a norte, mas os sinais de uma enorme batalha me fizeram aproximar. Vim o mais rápido que pude. Os cristãos vivem dias difíceis. Na mensagem que me pediram para vos entregar, ficareis a conhecer novas da chegada de um grande exército comandado por três reis mouros chegados a alguns dias de barco vindos do norte de África. [...] As aldeias por onde tenho passado foram todas incendiadas e os aldeãos que não puderam fugir, foram todos mortos. Fala-se que o exército é composto por milhares de guerreiros mouros. Aí podereis confirmar, Senhor, tudo quanto vos disse.
Afonso Henriques, abriu o pergaminho e deu ordens para que dessem alimento e alojassem o mensageiro. Mais tarde falaria com ele."
(Excerto de O mensageiro : A independência de Portugal)
Índice:
Dedicatória. | Agradecimentos. | Aos Leitores. | Apresentação. | I Parte: 1. O domínio árabe da Península Ibérica : D. Afonso Henriques. 2. Os olhos de Leonor Teles : A caçada Real. 3. Um povo feliz : A vida o campo; Ao desafio. 4. Lenda do pescador perdido : A taberna do tubarão azul. 5. Nossa Senhora da Guia : Martinho Fernandes; A imagem milagrosa. 6. As invasões Napoleónicas : A chegada dos Franceses. 7. O vale do Cabecinho : O Conde Julião. 8. A gruta da Moura : O Mestre da Ordem de Cristo. II Parte: 9. O mensageiro : A independência de Portugal. 10. A Batalha final : Os últimos dias. 11. A descoberta : O segredo do padre Daniel. | Posfácio. | Nota do autor.
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Invulgar.
15€
Sem comentários:
Enviar um comentário