29 novembro, 2021

BREVES APONTAMENTOS SOBRE O TURISMO NA MADEIRA
. Funchal, [s.n.], 1964. In-fólio (30 cm) de 15 f. ; [3] gráficos ; il. ; B.
1.ª edição.
Trabalho pioneiro - histórico e estatístico - policopiado - sobre o turismo madeirense realizado por via aérea e marítima no início dos anos 60, revelando a capacidade instalada do sector hoteleiro na época, bem como a sua ocupação pelos turistas que frequentaram a ilha entre 1960 e 1963, e respectiva nacionalidade.
Estudo raro e muito interessante, realizado nos alvores do desenvolvimento turístico do arquipélago, bem longe do portento turístico que se viria a revelar décadas mais tarde.
Ilustrado com gráficos e mapas estatísticos, dois deles desdobráveis de grandes dimensões.
"O movimento turístico da Madeira, embora lentamente, vem-se processando num ritmo de crescimento, que os números assinalam. [...]
A utilização por via marítima mantem-se estacionária fixando-se numa média de cerca de 7.000 o número de estrangeiros transportados anualmente.
De banda o paquete "Funchal" da Empresa Insulana de Navegação, que regularmente liga Lisboa à Madeira, e os barcos da Union Castle que também regularmente estabelecem a ligação entre a Inglaterra e a Madeira, o transporte marítimo efectua-se em moldes inteiramente eventuais.
Na realidade,  a única carreira actualmente existente entre a Madeira e o estrangeiro é Southampton-Funchal pelos barcos da Castle, carreira que será reduzida dentro de pouco tempo a cerca de uma viagem por mês, pois a carreira Southmpton-Capetown será realizada sem escalas, para maior rapidez do serviço.
Os barcos da Royal Mail e os argentinos "Uruguay", "Paraguay" e "Libertad" deixaram de demandar ao nosso porto.
O restante transporte marítimos efectua-se em viagens esporádicas de Inglaterra para a Madeira, realizadas em determinadas épocas do ano pela Bergen Line e pela Greek Line."
(Excerto do Estudo)
Exemplar em brochura, preso por agrafes, bem conservado.
Raro.
45€
Reservado

Sem comentários:

Enviar um comentário