17 novembro, 2021

COSTA-SACADURA, S. C. da - A ANESTESIA NA ANTIGUIDADE (nótulas). Esponjas Somníferas e a Mandrágora.
Mais achêgas para a bibliografia portuguesa da anestesia. Efemérides
. Lisboa, [s.n. - Tipografia Freitas Brito], 1947. In-4.º (23 cm) de 98, [2] p. ; il. ; B.
1.ª edição.
Interessante ensaio sobre a anestesia ao longo da história.
Livro ilustrado ao longo do texto com reproduções de gravuras, desenhos, e retratos de iminentes médicos portugueses.
Tiragem: 500 exemplares.
"A dôr é tão velha como o mundo.
A dôr é companheira do nascimento e da morte.
Vezes sem conta o riso e a alegria são apenas o prelúdio da lágrima.
... "por vezes o clamor da alegria do triunfos é dominado imediatamente pelo rumor do oceano da dôr (Dartigues, La douleur en chirurgie - Paris, 1927).
A dôr é universal.
Não admira, pois, que o problema de suprimir ou atenuar a dôr seja secular e tão antigo, pode dizer-se, como a Humanidade, devendo ter constituído a primeira preocupação do Médico. Quer dizer, a história a Anestesia está intimamente ligada à evolução da Medicina.
Deus foi o primeiro anestesiador e o primeiro operador. [...]
Lendas e superstições misturaram-se e confundiram-se na Antiguidade com estudos médicos e científicos, tornado nebuloso e confuso este capítulo da Medicina até ao alvorecer da anestesia pelo éter em 1845. [...]
Não deixa contudo de merecer um certo interesse histórico relembrar as antigas práticas, as lendas, as superstições, o uso dos amuletos e talismans para afugentar a dôr, para aliviar os doentes ou facilitar as operações, e até para excitar e alegrar a vida."
(Excerto de O combate à dôr)
Matérias:
O combate à dôr: A Pedra de Memphis; Mesmerismo | As esponjas somníferas. | A mandrágora. Lendas sobre a mandrágora; Lendas sobre diversas propriedades da mandrágora; A mandrágora na literatura; A mandrágora nos filtros de amor - o seu poder de favorecer a concepção - outras lendas; A mandrágora anestésico local e geral; A mandrágora nas farmacopeias portuguesas; A mandrágora na terapeutica moderna. | Achegas para a "Bibliografia Portuguesa da Anestesia". Teses e publicações. | Efemérides da Anestesia em Portugal [1819-1947]. | Efemérides da Anestesia no Estrangeiro [Século I-1943].
Sebastião Cabral da Costa Sacadura (1872?-1966). "Foi professor catedrático da Faculdade de Medicina de Lisboa. Nasceu no concelho de Mangualde, a 17 de Julho de 1872. Formou-se na antiga Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa, em 1898. Desempenhou vários cargos de chefia em diferentes clínicas e hospitais. Foi também professor catedrático até 1943. Fez parte de numerosas comissões de reforma do ensino de obstetrícia, puericultura e enfermagem, sanidade escolar e educação física. Em 1902, instituiu a primeira consulta pré-natal portuguesa. Promoveu, participou e distinguiu-se em vários congressos e seminários e recebeu várias condecorações, entre outras, as de oficial e comendador da Ordem de Santiago de Espada e comendador da Ordem de Instrução Pública. Chefiou, ainda, a direcção do Arquivo de Obstetrícia e Ginecologia e foi redactor no Jornal das Sociedades Médicas, no Portugal Médico e na Imprensa Médica."
(Fonte: http://teoriadojornalismo.ufp.edu.pt/inventarios/sacadura-c-1945)
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Capa manchada (passa para a f. ante-rosto).
Raro.
25€

Sem comentários:

Enviar um comentário