VALDEZ, Abel Joaquim Travassos - O 4.º G. B. A. NA GRANDE GUERRA. Artilharia Portuguesa em França. Monografia coordenada por... Major de artilharia. Concluída em Lisboa aos 31 de Março de 1923. Lisboa, Composto e Impresso na Imprensa Beleza, 1936. In-4.º (23,5cm) de 132, [4] p. ; [9] mapas desd. ; B.
1.ª edição.
Importante monografia, com interesse estratégico e militar, sobre a participação do 4.º Grupo de Batarias de Artilharia na Grande Guerra.
Livro ilustrado com 9 mapas desdobráveis representando as posições do 4.º G. B. A. ao longo do conflito.
"Nêste modesto trabalho procurei sobretudo não fugir à verdade.
Para isso recorri aos documentos, respeitantes ao C. E. P. existentes nos arquivos do Estado Maior do Exército, aos meus apontamentos pessoais e àqueles que os meus ex-companheiros do 4.º G. B. A. tiveram a amabilidade de me fornecer.
Aquilo que, de leitura dêle, pudér parecer exagêro, não passa, porém, da expressão do que vi e do que senti."
(Excerto da Introdução)
"O 4.º G. B. A. (4.º Grupo de Batarias de Artilharia) foi uma das unidades portuguesas que mais se distinguiu em França, e, seguramente, aquela que durante mais tempo se manteve na frente de batalha, sempre sem um desfalecimento. Encarregado de escrever uma monografia sôbre a sua acção durante a Grande Guerra, julgo ser dever meu não omitir um único facto que se ligue com a história daquela unidade."
(Excerto do Cap. I, A missão de artilharia em campanha)
Índice:
I - A missão de artilharia em campanha. II - Organização da artilharia de campanha. III - Elnes. IV - Fauquissart. V - As Batarias do 4.º G. B. A. adstritas a outros grupos portugueses: A) - 2.ª Bataria (Cap. Cortez); B) - 3.ª Bataria (Cap. Valdez); C) - 1.ª Bataria (Cap. Simões Pereira). VI - Neuve Chapelle. VII - Colonne-sur-la-Lys. VIII - Vermelles. IX - Acção na Belgica.
Anexos:
I - Recompensas. II - Relação dos oficiais e praças do 4.º G. B. A. mortos durante a campanha. III - Relação dos oficiais e praças do 4.º G. B. A. feridos ou intoxicados por gases durante a campanha.
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Assinatura de posse na f. rosto. Pequena falha de papel no topo da lombada.
Raro.
Com interesse histórico.
A BNP menciona a obra, "sem informação exemplar".
Indisponível
Sem comentários:
Enviar um comentário