24 dezembro, 2018

COSTA-SACADURA, S. da - A DESPOPULAÇÃO EM PORTUGAL E O ABÔRTO CRIMINOSO. Por... Sociedade das Sciencias Medicas de Lisboa. Lisboa, Sociedade Nacional de Tipografia «O Seculo», 1923. In-8.º (20cm) de 20 p. ; [1] desdobr. ; B.
1.ª edição.
Alocução do Prof. Costa Sacadura a propósito do decréscimo da população portuguesa verificado no 1.º quartel do século XX, associado à problemática do aborto.
Inclui em folha desdobrável um quadro estatístico - "Taxas do movimento fisiológico" -  relativo aos anos 1913-1918, em Lisboa e Portugal, e resumidamente, no final, o Número de doentes admitidos nos hospitais civis de Lisboa por acidentes de gravidez e do puerpério; Óbitos por septicémia puerperal e outros acidentes da gravidez e parto (1913-1921); Autópsias feitas em fetos no Instituto de Medicina Legal (1911-1922).
"Mirabeau pressentiu há século e meio a crise que assola actualmente uma grande parte da Europa, Portugal compreendido.
Para o nosso caso restricto, que é aquêle que mais directamente nos interessa, as estatísticas falam claro, e a análise do estado social do nosso povo leva-nos a afirmar: Se os portugueses não têm mais filhos é porque não querem tê-los.
E porque o não querem?
O estudo minucioso dêste assunto é tão interessante como difícil."
(Excerto do texto)
Sebastião Cabral da Costa Sacadura (1872?-1966). "Foi professor catedrático da Faculdade de Medicina de Lisboa. Nasceu no concelho de Mangualde, a 17 de Julho de 1872. Formou-se na antiga Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa, em 1898. Desempenhou vários cargos de chefia em diferentes clínicas e hospitais. Foi também professor catedrático até 1943. Fez parte de numerosas comissões de reforma do ensino de obstetrícia, puericultura e enfermagem, sanidade escolar e educação física. Em 1902, instituiu a primeira consulta pré-natal portuguesa. Promoveu, participou e distinguiu-se em vários congressos e seminários e recebeu várias condecorações, entre outras, as de oficial e comendador da Ordem de Santiago de Espada e comendador da Ordem de Instrução Pública. Chefiou, ainda, a direcção do Arquivo de Obstetrícia e Ginecologia e foi redactor no Jornal das Sociedades Médicas, no Portugal Médico e na Imprensa Médica."
(Fonte: http://teoriadojornalismo.ufp.edu.pt/inventarios/sacadura-c-1945)
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação.

Raro.
A BNP dispõe de apenas um exemplar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário