29 dezembro, 2018

DÉSORMEAUX, Dr. - GERAÇÃO E FECUNDAÇÃO. 4.ª edição. Lisboa, Editor - João Carneiro : Livraria de João Carneiro & C.ᵀᴬ, [191-]. In-8.º (16,5cm) de 60, [4] p. ; B. Bibliotheca Sexual, N.º 2
Interessante trabalho sobre o assunto presente à luz dos conhecimentos da época.
"A transformação propriamente dita da donzella em mulher não se limita apenas ás modificações que acabamos de apontar e que, não ha duvida, imprimem uma consideravel differença do caracter e na economia geral, independentemente d'uma série de affecções ou disposições morbidas que provocam, mas que em breve desapparecem.
Essa transformação não se completa tambem sômente com a desfloração, ou rompimento da membrana hymen, o que equivale a dizer como o inicio dos prazeres sexuaes.
É certo que os primeiros gosos do amor augmentam a energia do systena circulatorio do sangue e, por isso mesmo, os vasos arteriaes levam mais calor e mais vida a todas as partes do corpo.
A satisfação dos desejos e das necessidades a que conduz a união dos sexos dá egualmente uma nova disposição ás faculdades intellectuaes.
A donzella, ha pouco timida, torna-se desembaraçada; a timidez transforma-se-lhe em confiança e até em audacia no desejo; os movimentos são mais livres, o andar mais meneiado, na conversação, a voz é menos incerta. sonora e, emfim, todo o porte se apresenta mais resoluto."
(Excerto do Cap. II, Segredos da fecundação)
Summario:

I - Destino dos sexos. II - Segredos da fecundação - A concepção - III - A fecundação. IV - Influencia do estado physico sobre a fecundação. V -  Previsões dos sexos (Determinismo sexual).
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Raro e muito curioso.
A BNP possui apenas um exemplar no seu acervo.
20€

Sem comentários:

Enviar um comentário