28 dezembro, 2018

GRAVE, João - O SANTO. Porto, Livraria Chardron, de Lélo & Irmão, L.ᴰᴬ, 1927. In-8.º (18,5cm) de 234, [2] p. ; E.
1.ª edição.
Conjunto de novelas campestres, das quais sobressaem duas de índole histórica - O Santo e A punição: na primeira, o eremita frei Múnio, tem de lidar com os seus anseios e tentações, numa luta permanente entre o bem e o mal; na segunda, D. Vasco Gil, poderoso rico homem de Riba Fria, tem de lidar com as suspeitas de infidelidade de sua esposa, D. Leonor Alvim.
"O coração de frei Múnio não era agora árido como torrão estéril e requeimado em que não desabrochassem a graça e o viço duma flor. O isolamento na montanha, longe de todo o tumulto e de tôda a inquietação humana, déra-lhe, com a serenidade que o pacificou, uma fé profunda que havia de renová-lo, iluminando-o duma claridade espiritual. Da sua memória, outrora tão prêsa às coisas terrestres, pudera êle expulsar, depois de longo tempo de oração e penitência, prosternado ante a cruz e a caveira que tinha na sua cabana, sôbre um altar erguido por suas próprias mãos, as imagens voluptuosas da flor da mocidade. Sempre que no seu organismo a carne pecaminosa e tentadora se revoltava, logo frei Múnio se apressava a castigá-la com disciplinas que a cada golpe lhe faziam borbulhar o sangue no corpo. Infligia-se torturas físicas, como os estoicos: e só deixava de punir-se com dureza, para sublimar-se de pensamentos ou desejos impuros, quando os seus braços tombavam desfalecidos de fadiga."
(Excerto de O Santo)
Novelas:
- O Santo. - O ladrão. - A punição. - A morta romântica. - A herança.
João José Grave (1872-1934). “Foi um escritor e jornalista português. Autor de obras de ficção, crónica, ensaio e poesia. Como jornalista chefiou a redacção do Diário da Tarde e colaborou nos jornais Província, Século e Diário de Notícias, e em vários órgãos da imprensa brasileira. Foi director da Biblioteca Municipal do Porto e dirigiu o dicionário enciclopédico Lello Universal. A nível literário, esteve inicialmente próximo dos naturalistas, notando-se influências de Emílio Zola. Depois enveredou pelo romance de costumes.”
Encadernação editorial com ferros gravados a seco e a ouro nas pastas e na lombada.
Exemplar em bom estado de conservação.
Muito invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário