11 dezembro, 2018

FERREIRA, Cassiano - O OSCULO DA PATRIA. Alocução patriotica aos sobreviventes de 9 de Abril. [S.l.], Papelaria e Tipografia Paleta d'Oiro, [191-]. In-4.º (23,5cm) de 8 p. ; B.
1.ª edição.
Preito do autor aos soldados portugueses que combateram na Grande Guerra. Narrativa patriótica, algo ingénua, em que o "herói" se envolve no combate com bravura após intervenção 'sobrenatural'.
Opúsculo raríssimo e muito interessante, sem quaisquer referências bio-bibliográficas conhecidas. Impresso em papel encorpado.
"Numa fecunda e linda aldeia de Portugal residia um mancebo de faces tisnadas pelo esbraseante sol do estio. Era um belo rapas, alegre, prazenteiro, tendo sempre a desabrochar-lhe dos labios um eterno e doce sorriso, que retratava a pureza da sua alma limpida e diamantina. [...]
E assim vivia despreocupado e feliz o solicito proletario, quando um dia... - Oh maldição! - a Alemanha declara guerra a Portugal e o honrado cavador é incorporado nas fileiras expedicionarias. [...]
Ei-lo na França, na Flandres, entre milhões de compelidos, oriundos de varios pontos do globo. E quando, já aprestado para a luta com o colosso teutonico, no momento em que a sua vida ia ser jogada tão tragicamente e os pequenitos lá tão longe deixados na orfandade, sem pão, sem agasalho e sem carinho, nesse instante... teve medo de morrer."
(Excerto do texto)
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Muito raro.
Sem registo na BNP, e sem notícia de qualquer outra fonte bibliográfica.
Peça de colecção.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário