17 dezembro, 2018

ERNESTINA, Médium - VOZES DO ALÉM. (Comunicações espiritas e Estudos filosóficos do médium). Volume I. Famalicão, Tip. "Minerva", de Cruz, Sousa & Barbosa, L.da, 1922. In-8.º (18,5cm) de 254, [2] p. ; B.
1.ª edição.
Obra muito curiosa. Nada foi possível apurar sobre esta em termos bio-bibliográficos, já que não existe qualquer referência à mesma, nem mesmo sobre um eventual prolongamento de Vozes do Além. O "Volume I", terá sido tudo quanto foi publicado.
"Tendo-me sido aconselhado pelos meus Guias Espirituais que coordenasse, para serem publicados, os meus trabalhos medianímicos e estudos que, sôbre alguns dêsses trabalhos, me tinham sido inspirados pelos mesmos guias, venho dar cumprimento a esta Vontade, oferecendo-vos o fruto da minha mediunidade, não como um trabalho de reconhecido mérito, mas, simplesmente, como um objecto de estudo.
Guiada pela minha Fé e convicta de que, como médium, me assiste o dever de transmitir a meus irmãos todos os conhecimentos, que adquiri, venho, obedecendo assim à Força Potente que me dirige, oferecer êsses mesmos conhecimentos à análise e à crítica de todos os que quiserem observá-los. - Guardar conhecimentos adquiridos para fugir à censura de que, porventura, êles possam ser alvo, seria uma cobardia da minha parte. Expô-los com a louca pretensão de colhêr louvores, seria falta de critério. Assim, eu resolvi apresentá-los com todo o desinterêsse e sinceridade da minha alma, e unicamente, repito, como um objecto de estudo. Todavia, peço-vos que atendais ao que vou dizer-vos, e para o que, julgo do meu dever, chamar-vos a atenção:
Emquanto a minha alma se não libertou de tôdas as influências estranhas, de tôdas as ideas preconcebidas, e não entrou, confiadamente, no caminho que lhe estava traçado, como a tôdas as almas; isto é; emquanto não começou a usar do seu livre arbítrio, ela não poude ser medianeira. Eu era apenas um instrumento passivo e sujeito à influência de qualquer pensamento flutuante que de mim se acercasse. Nas minhas comunicações com o Invisível, transparecia sempre o mesmo tema: - a Divindade de Jesus, as suas doutrinas, os seus ensinamentos, uma reprodução, por assim dizer, dos textos evangélicos.
Mas a minha razão dizia-me - que Jesus não podia ser só, no seu reino.
A minha Fé levava-me mais além! A minha alma sentia-se paralizada, na contemplação de um ideal que reconhecia belo, mas que via obscurecido pelos homens, que, não podendo compreendê-lo, o cingiram, ao seu grau de elevação, deturpando-o, em suas limitas inteligências.
Abstraindo, pois, de todos os trabalhos sôbre religiões, mais ou menos dogmáticas; elevando a minha alma para o Fóco Supremo e concentrando-me profundamente, com um único desejo - o Bem da Humanidade -, comecei a receber e a transmitir, encontrando, nessa comunhão íntima coma Luz e o Amor que daquele Fóco constantemente irradiam, a prova da Verdade, que, nos meus trabalhos medianímicos, vos é apresentada, como positiva. Não podendo firmar o meu pensamento senão no limite do que me é revelado, eu caminharei, esperando sempre que, do Além, dêsse limite que se alonga dia a dia, para a alma que evolui, me venham as revelações que à Omnisciência aprouve-me fazer, para transmitir. Constatando a deficiência do meu trabalho, não posso, comtudo, deixar de ver nêle um Poder Oculto, a que a minha alma se submete cheia de júbilo, reconhecendo, pela sua influência, quanto êsse Poder em si encerra, e quam grandiosa é a sua Obra."
(Excerto do Introito)
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação, Capas frágeis com defeitos.
Muito raro.
Sem registo na BNP, e sem notícia de qualquer outra fonte bibliográfica.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário