07 outubro, 2024

AS BAIXAS DO FORO NEUROPSIQUIÁTRICO EM COMBATE -
Ministério do Exército : Estado Maior do Exército - 1.ª Repartição
. [S.l.], [Ministério do Exército], [196?]. In-8.º (20,5x16,5 cm) de 55, [5] p. ; B.
1.ª edição.
Peça da Guerra Colonial. Exemplar batido à máquina e policopiado. Trata-se da tradução livre de duas publicações do Exército americano, obra empreendida por dois oficiais médicos do Exército português, preenchendo uma lacuna na literatura médica militar especializada relacionada com o stress pós-traumático.
"À semelhança do regulamento Norte-americano, o nosso "Regulamento para o Serviço de Campanha - Serviço de Saúde" concede especial importância ao ramo neuropsiquiátrico do Serviço de Saúde, fixando as linhas gerais da sua organização e funcionamento. Não entra, contudo, em detalhes de ordem técnica, quer no que se refere ao diagnóstico, quer no que diz respeito à triagem e ao tratamento das baixas desta categoria, assuntos que, pela sua índole, estão fora do âmbito duma publicação daquela natureza. Todavia, são esses assuntos da maior importância para os médicos das unidades e até mesmo para os oficiais das diferentes Armas, especialmente da Infantaria, pois que, como veremos, a recuperação destas baixas depende, em grande parte, do conhecimento que esse pessoal possa ter do que é uma baixa do foro neuropsiquiátrico e da assistência que deverá prestar-lhe. Por outro lado trata-se de conhecimentos especializados que, pela sua própria natureza, se nos afigura terem entre nós uma difusão muito limitada.
Com o presente trabalho temos principalmente em vista contribuir para a divulgação dos conhecimentos elementares necessários para que esta categoria de baixas receba, desde o início, a assistência conveniente; só assim poderá conseguir-se a sua rápida recuperação nas altas percentagens atingidas pelo Serviço de Saúde do Exército dos E. U. A. durante a última Guerra Mundial e a Guerra da Coreia."
(Excerto da Nota prévia)
Índice:
Nota prévia | I - As forças que afectam o combatente: 1 - A situação; 2 - As defesas contra a "tenção emocional"; 3 - A "quebra" das defesas contra a tenção emocional; 4 - A natureza da quebra das defesas. II - Quadro da exaustão pelo combate: 1 - Fase inicial; 2 - Fase de alteração parcial; 3 - Fase de alteração completa; 4 - Síndroma do posto de socorros de batalhão; 5 - Exame geral dos quadros psiquiátricos que se observam no posto de socorros de batalhão; 6 - Evolução do quadro; 7 - No posto de socorros divisionário; 8 - No centro de tratamento neuropsiquiátrico do Exército; 9 - Nos Hospital geral. III - Tratamento da exaustão pelo combete na zona de combate: 1 - Organização e funcionamento; 2 - Tratamento na unidade; 3 - Tratamento nos postos de socorros de batalhão e regimentais; 4 - Tratamento no posto de socorros divisionário e no Centro de Tratamento Neuropsiquiátrico do Exército.
Exemplar em brochura, bem conservado.
Raro.
Com interesse histórico.
25€

Sem comentários:

Enviar um comentário