GOMES, Joaquim Ferreira - A ESTRUTURA DA INTELIGÊNCIA E A CRIATIVIDADE : segundo J. P. Guilford. Exposição para concurso para professor catedrático do 7.º grupo, 3.ª Secção (Ciências Pedagógicas) da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Coimbra, [s.n.], 1973. In-4.º (28,5x20 cm) de [1], 45 f. ; il. ; B.
1.ª edição.
Interessante trabalho académico do Prof. Joaquim Ferreira Gomes, iminente professor catedrático da Universidade de Coimbra, sobre Inteligência e Criatividade.
Trabalho policopiado, sendo o texto impresso na frente das folhas, ilustrado com uma tabela e um desenho esquemático, ambos colados no texto.
"O problema das aptidões humanas e o problema da criatividade são temas centrais na Psicologia e na Pedagogia dos nossos dias. O presente estudo proõe-se expor e analisar algumas das investigações que, nesses domínios, foram realizadas pelo psicólogo americano J. P. Guilford.
Professor de Psicologia na Universidade da Califórnia do Sul, J. P. Guilford dirigiu, de 1949 a 1969, o "Aptitudes Research Project" (ARP), cujo objectivo fundamental era explorar algumas egiões menos conhecidas da inteligência, como "the areas of reasoning, problem solving, creative thinking, planning, and judgment or evaluation".
Ao longo dos 20 anos em que se desenrolou o "Aptitudes Research Project", Guilford elaborou, de colaboração com alguns membros da sua equipa, 41 relatórios técnicos. Além desses relatórios, e resumindo os resultados das investigações, publicou vários livros e artigos. É com bases nessas obras (citadas, adiante, na Bibliografia) que exporemos o modelo tridimensional e multifactorial da inteligência a que as investigações levaram Guilford. De entre essas investigações, interessar-nos-ão, de modo especial, os que dizem respeito à criatividade. [...]
A partir de 1950 e, sem dúvida, por influência das investigações de Guilford, são extremamente numerosos os estudos sobre criatividade."
(Excerto da Introdução)
Índice:
I - Introdução. II - O modelo da estrutura da Inteligência (SI). III - A Criatividade. IV - Os testes tradicionais de inteligência e a estrutura da inteligência. V - Como desenvolver a criatividade: programas, métodos educativos e exames. | Bibliografia.
Joaquim Ferreira Gomes (Olival, 18 de outubro de 1928 - Vila Nova de Gaia, 27 de janeiro de 2002). "Foi professor catedrático da Universidade de Coimbra e fundador da sua Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Considerado o «pai fundador» das Ciências da Educação em Portugal, dedicou-se à História da Educação e à formação de professores. Publicou uma vasta bibliografia no domínio da Filosofia, da História e da Pedagogia. Após completar o Curso Teológico no Seminário de Coimbra, em 1951, seguiu para Roma, tendo-se licenciado em Filosofia na Universidade Gregoriana, em 1953. Regressado a Portugal, ingressou na Universidade de Coimbra, tendo-se licenciado em Ciências Histórico-Filosóficas na sua Faculdade de Letras, em 1960 e doutorado, em 1965, em Filosofia, na mesma Universidade. Fez as suas provas de agregação em 1970 e concurso para professor catedrático da Secção de Ciências Pedagógicas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, em março de 1974. Dedicou toda a sua vida à Universidade de Coimbra, enquanto docente e investigador e nos seus órgãos de gestão. Foi particularmente determinante na criação dos Cursos Superiores de Psicologia, em 1977, que vieram a dar lugar à criação, em 1980, das Faculdades de Psicologia e de Ciências da Educação."
(Fonte: Wikipédia)
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capa apresenta oxidação.
Raro.
25€
Sem comentários:
Enviar um comentário