20 outubro, 2024

FELGAS, Hélio Esteves -
A, B, C DO CANDIDATO A CONDUTOR DE AUTOMÓVEIS. (Questionários sobre mecânica, Código e circulação).
Pelo Capitão... Todos os direitos reservados e edição registada por "O Volante". Preço 12 escudos. [Lisboa], "O Volante", [1949]. In-8.º (16x12 cm) de 103, [5] p. ; [3] desdob. ; il. ; B.
1.ª edição.
Curioso manual de mecânica e condução dirigido aos profissionais e "amadores".
Ilustrado com desenhos, tabelas e quadro das "despesas" com o carro no texto, e em separado, três desdobráveis: Sinalização adoptada em Portugal [com os sinais de trânsito a cores]; Gráfico de um «chassis» indicando os principais pontos a lubrificar; Mapa das Estradas de Portugal (40x22,5 cm).
Obra rara e muito interessante. Inclui um capítulo inovador dedicado às motos: "Exame de motociclos", onde ensina a condução e mecânica pelo método pergunta/resposta, não se coibindo o autor. no entanto, de criticar as disposições regulamentares do respectivo exame de condução.
"«O Volante», fiel à missão que se impôs, de contribuir, por todos os meios ao seu alcance, para o desenvolvimento do automobilismo em Portugal, tem o prazer de dar à luz da publicidade mais uma edição técnica - o «A, B, C do Candidato a Condutor de Automóveis». Há muito que fazia falta, no nosso meio, um livrinho como este que,de forma simples e o mais sucinta possível, ministrasse aos alunos de condução de automóveis os conhecimentos indispensáveis. [...]
Na presente edição, o autor teve tanto a preocupação de poupar tempo e trabalho aos instrutores e aprendizes de condução, que dividiu estes em amadores e profissionais, ministrando mais ensinamentos aos segundos do que aos primeiros. A uns e outros o ensino é feito em forma de questionário adequado às provas de exame, juntando-se mesmo alguns modelos de prova escrita.
O trabalho do sr. Capitão Felgas termina com ensinamentos especialmente dedicados aos candidatos a motociclistas e com as respostas às perguntas hoje mais geralmente feitas nos exames de condutores de automóveis."
(Excerto do Prefácio do editor)
"Discordamos abertamente da forma como se desenvolve no presente a prova prática do exame de motociclos, visto que o julgamento de tal prova pode ser feito por qualquer cidadão, saiba ou não conduzir motos, e o próprio exame é uma questão e sorte.
O facto de este exame ser uma prova de perseguição que o candidato move ao automóvel do examinador é, porém, assunto que está fora do âmbito do problema que estamos tratando e por isso não o abordaremos por agora.
A prova escrita do exame de motos compor-se-á, como todas as outras, de duas partes distintas: a primeira, versando sobre circulação, código e condução, que deve ser severa, difícil mesmo; a segunda, sobre mecânica aplicada, que deve ser relativamente fácil e incidindo apenas sobre os pontos cujo conhecimento seja, de facto, necessário ao candidato."
(Excerto de Exame de motociclos)
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capas algo sujas. Com sublinhados e notas a tinta no interior. Mapa das Estradas apresenta rasgão, sem perda de suporte.
Raro.
25€

Sem comentários:

Enviar um comentário