11 outubro, 2024

BASTOS, Leite -
PRIMAVERAS DE CINTRA.
Por... Leitura para Caminhos de Ferro. Lisboa, Livrarias de Campos Junior - Editor, [18--]. In-8.º (14,5x10 cm) de 188, [2] p. ; B.
1.ª edição.
Obra publicada na apreciada colecção "Leitura para Caminhos de Ferro", composta uma série de histórias, sendo a primeira do conhecimento do autor, um conjunto de reflexões - Excerptos - e uma novela - Folhas seccas.
Raro e muito interessante.
"Ha um anno quem passasse pela rua dos Calafates, havia de reparar n'um pobre velho que ali morava na loja que faz quina para a travessa dos Fieis de Deus, e que, a despeito de suas cans e dos seus setenta e oito annos, ainda trabalhava pelo officio de marcineiro, desde o romper do sol até ao cerrar da noite. [...]
O honrado artista chamava-se Francisco Manoel da Cunha.
Um dia chamei-o á minha casa a pretexto de o encarregar de uns trabalhos da sua arte.
Não se fez esperar; mandei-o sentar junto de mim e perguntei-lhe:
- Por quem traz luto, sr. Francisco da Cunha?
- Por meu filho. Vai em quinze mezes que Deus m'o levou para si. Pobre moço! bom de lei era elle, generoso de coração e honrado como poucos, Coitado! já não existe, morreu para ahi com o sangue requeimado nas veias."
(Excerto de Folhas seccas)
Índice:
Na Peninha | O demonio conjugal : esboço de uma scena familiar | Ave-Maria | Leandro do Carvalhal. Memorias de sua vida e feitos | Excerptos (de um livro inedito que não se propõe a levar nenhuma alma ao céo) | Folhas seccas.
Francisco Leite Bastos (1841-1886). "Jornalista e romancista, foi, no início da sua actividade profissional, escriturário na Repartição do Major-General da Armada, mas demitir-se-ia aos 22 anos, dedicando-se a partir daí exclusivamente à escrita.
Destacou-se sobretudo como autor de dramas e comédias folhetinescas, mas também escreveu romances, quase todos retratando episódios relacionados com crimes, de que são exemplo O Incendiário da Patriarcal, O Crime de Matos Lobo, Os Crimes de Diogo Alves, Os Trapeiros de Lisboa, A Calúnia, O Último Carrasco, Os Sapatos de Defunto e O Crime do Corregedor, sendo considerado mesmo um dos precursores do género policial."
(Fonte: https://www.goodreads.com/author/show/4786601.Leite_Barros)
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Envelhecido. Capas frágeis, com defeitos e pequenas falhas de papel.
Raro.
35€

Sem comentários:

Enviar um comentário