09 outubro, 2024

ANTUNES, João -
O ESPIRITISMO.
Historia e critica do fenomeno espirita. O Alto-Espiritismo. Teorias, documentos e factos. O Transcendental na Sciencia. Colecção "Psicologia Experimental" V. Lisboa, Livraria Classica Editora de A. M. Teixeira, 1914. In-8.º (19x13 cm) de 110 p. ; B.
1.ª edição.
Importante estudo sobre o Espiritismo da autoria de João Antunes, especialista na matéria.
"Um dos mais interessantes fenomenos da historia da filosofia é a paragem inopinada, repentina da sua evolução, formando ciclos gradativos, renascendo e renovando-se a cada passo, reaparecendo vincada dos estigmas psicologicos das raças, que a criam, reproduzindo-se mil e uma vezes nas afirmações seculares de sistemas vetustos.
Uma das aspirações mais curiosas dessa aspiração milenaria do homem forcejando por rasgar o veu densissimo, que lhe encobre os misterios da natureza que respira, onde vive, querendo palpar o porquê da propria existencia data muito possivelmente do momento historico em que ele sentiu a vida.
Que causas misteriosas o colocaram a meio do Universo, aspirando a ansia descomunal e sofrega de existir?"
(Excerto do preâmbulo)
João Antunes (1885-1956). Advogado, professor, escritor e ocultista e espírita português, natural de Lisboa. "Escreveu com rara inteligência, um conjunto apreciável de artigos (em revistas) e livros, sobre "conhecimentos que pela sua natureza se não devem vulgarizar". Trata-se, evidentemente, de temas ligados ao ocultismo (na sua versão primitiva, via Papus), cabalismo, esoterismo, teosofia, martinismo, teurgia, templarismo, maçonaria, carbonarismo, etc. Mas foi, particularmente, um grande mentor do pensamento teosófico, quando este estava ainda (por cá) no seu começo, tendo sido um dos fundadores (e primeiro presidente: até 1924?) da Sociedade de Teosofia de Portugal [STP], nascida em 1921."
(Fonte: http://almocrevedaspetas.blogspot.pt)
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capa apresenta pequena falha de papel marginal, assim como na extremidade superior da lombada.
Muito invulgar.
25€

Sem comentários:

Enviar um comentário