28 agosto, 2023

LIVROS PORTUGUESES DE COZINHA -
BIBLIOTECA NACIONAL.
[Organização e levantamento bibliográfico e iconográfico: Manuela Rêgo]. Lisboa, Presidência do Conselho de Ministros : Secretaria de Estado da Cultura, 1988 [Capa, 1989]. In-4.º (24x17 cm) de 155, [5] p. ; mto il. ; B.
1.ª edição.
Capa: «Vendedor de Perús» - Litografia de Santos (?), Séc. XIX.
Catálogo da exposição Livros portugueses de cozinha, importante manancial dos livros de culinária impressos em Portugal, bem como manuscritos e artigos publicados na imprensa periódica.
"O mais completo e estimado catálogo de livros de cozinha portugueses, que é um notável contributo para o estudo e difusão da nona arte em Portugal, inventariando mais de um milhar de espécimes, muitos dos quais desconhecidos do grande público e ausentes de outros catálogos do mesmo género. Ilustrado a negro e a cores com reprodução de dezenas de frontispícios de livros e alguns menus. Com um extenso índice onomástico."
(Fonte: https://selodemar.com/tag/manuela-rego/)
Muito ilustrado no texto com reprodução de inúmeras portadas, estampas e gravuras antigas.
Junta-se Adenda aos Livros Portugueses de Cozinha, datada de 1989, f. errata e um marcador de livros da BNP.
Tiragem: 750 exemplares.
 "Foi serôdia e escassa a produção de livros impressos de cozinha.
O primeiro que fez gemer os prelos - a Arte de Cozinha de Domingos Rodrigues - apareceu apenas em 1680.
Até ao final do terceiro quartel do século XIX somente existem seis livros de culinária e mais dois afins (conservaria e confeitaria). [...]
Tão parco acervo de espécimes é surpreendente, sobretudo num país sempre tão dado, pelo menos nas classes possidentes, às «cousas da guargantoyce, gulosas vyandas, beveres estremados». É certo que o livro de cozinha - e isto tanto vale para os cadernos manuscritos como para os impressos - era concebido como utilitário, ou seja, para estar mesmo na cozinha ao alcance imediato da consulta do(a) cozinheiro(a); com o uso, as nódoas, a sujidade, acabava por se tornar imprestável e ser destruído, provavelmente no próprio fogão do mester."
(Excerto do Prefácio - Da bibliografia culinária portuguesa, por José Quitério)
Índice:
Prefácio: - Da bibliografia culinária portuguesa - Da gastronomia na Imprensa | I. Manuscritos. II. Impressos: 1 - Monografias. 2 - Publicações periódicas: Agendas; Colunas de gastronomia. 3 - Vária: 3.1 O pão; 3.2 Manteiga e Queijos; 3.3 Miscelânia: - Alimentação - Serviço de mesa - Livros sobre gastronomia. III. Iconografia: 1 - Estampas. 2 - Cartazes. 3 - Postais ilustrados. 4 - Ementas. | Abreviaturas.
Exemplar em brochura, bem conservado.
Muito invulgar.
35€

Sem comentários:

Enviar um comentário