13 agosto, 2023

DUAS PALAVRAS ACERCA DAS CORRIDAS DE TOUROS SEGUIDAS D'UM REGULAMENTO PARA O TRABALHO DAS PEGAS. Por hum amador. Lisboa, Typographia Nova Minerva, 1881. In-8.º (22,5 cm) de 32 p. ; B.
1.ª edição.
Curioso trabalho sobre a Festa Brava, não assinado, dedicado "aos capinhas portuguezes e aos artistas", em que o autor - antigo moço de forcado - procura sintetizar historicamente a corrida de touros, desde os seus primórdios até aos nossos dias, especulando sobre quem terá sido o 1.º cavaleiro tauromáquico, de acordo com fontes impressas e manuscritas.
O Regulamento das pegas - de caras, de costas e de cernelha - é igualmente muito interessante, sobretudo se comparada à luz do presente, como a sugestão do autor em atribuir ao director de corrida as funções normalmente desempenhadas pelo cabo do grupo de forcados, que mediante a avaliação do desempenho do touro na arena - as suas crenças e reacções -, decide se determinado animal é pegado e de que forma.
"Não é minha intenção, publicando as considerações que se seguem, preleccionar tauromachia. O que digo é o que todos sabem e apenas faço alguns reparos que julguei necessarios, para servirem de base a um regulamento que despertenciosamente apresento. Se os mais competentes entenderem, que póde ser adoptado, que o patrocinem com a sua auctorisada opinião e apresentem á censura dos poderes superiores.
Não reclamo a restauração das pegas, que entenderam alcunhar de attentatorias contra a moderna civilisação.
Não discuto...
Produzindo este trabalho, cedo unicamente ao pedido d'um amigo; confessando, porém, que a falta das pegas nas corridas de touros se torna se torna muito sensivel, e muito especialmente nas touradas executadas por curiosos, em que geralmente appareciam valentes e audaciosos rapazes, que pela sua bravura e coragem se tornavam dignos das acclamações do publico, que sempre os applaudia com verdadeiro enthusiasmo.
Serão barbaras para muitos as corridas de touros, mas outros ha cujo espirito se levanta ao presencear essas pugnas, em que certamente ha o que quer que seja de grande, nobre e admiravel. E mais heroicas foram de certo,do que a nossa, as gerações que as acceitaram e desenvolveram."
(Preâmbulo, Ao leitor)
Índice
:
- [Dedicatória] aos Artistas. - Ao leitor. - Primeira Parte: [História das touradas]; Touros puros e touros picados. - Parte Segunda: O que eram d'antes as touradas na praça do campo de Sant'Anna. - Parte Terceira: As pegas; - Regulamento [das pegas].
Exemplar desencadernado em bom estado geral de conservação. Folha de rosto apresenta falhas de papel marginais. Assinatura de posse de Zé Boieiro na f. rosto. Deve ser encadernado.
Raro.
Peça de colecção.
45€

Sem comentários:

Enviar um comentário