25 agosto, 2023

CORREIA, João da Silva - A LINGUAGEM DA MULHER.
Lições proferidas em 20, 21 e 23 de Fevereiro de 1933. Por... Biblioteca de Altos Estudos. Lisboa, Academia das Ciências de Lisboa, 1935. In-8.º (19x12 cm) de 149, [3] p. ; B.
1.ª edição.
Curioso ensaio filológico subordinado ao tema da "linguagem feminina". Anteriormente, em 1927, o autor havia publicado um outro trabalho sobre a mesma temática: A linguagem da mulher em relação à do homem.
"O problema das diferenças de linguagem dos dois sexos oferece curiosidades - que de algum modo nos empolgaram, tentando-nos ao esfôrço de as focar, e tanto quanto possível através dos meios expressionais da mulher em Portugal.
Antes porém de entramos nessa tarefa um aviso convém: êste trabalho, pretendendo furtar-se ao pedantismo e ridículo das coisas solenes, não quis, no entanto, dispensar-se - se bem que o não conseguisse na medida desejável - de possuir a necessária solidez científica: nêle se procuram aproveitar - tanto quanto isso foi permitido a pareceu congruente - as aliás bem poucas conclusões a que no campo da linguagem dos sexo a filologia já chegou. [...]
Enfim, seja-nos lícito lembrar ainda, como alegação em defesa das nossas insuficiências e falhas, que, da insegurança ou dessolidez do terreno que vamos pisar, reza inclusivamente a sabedoria multisecular do povo:

O melão e a mulher
maus são de conhecer."

(Excerto de II - O problema das diferenças lingüísticas dos sexos)

Índice:
I - Palavras preliminares. II - O problema das diferenças lingüísticas dos sexos. III - Auxiliares da linguagem. IV - Alguns caracteres lexicais. V - Alguns caracteres gramaticais. VI - Alguns caracteres estilísticos. VII - Algumas notas etimológicas. VIII - Algumas notas literárias. IX - Reflexões de encerro. X - Adições.
João da Silva Correia (1891-1937). Filólogo. "Foi professor catedrático da Faculdade de Letras e vice-reitor da Universidade de Lisboa. Desempenhou também, entre outros cargos de vogal do Conselho Superior de Instrução Pública e de chefe gabinete do Ministro da Instrução, Dr. Alfredo Magalhães. Foi Bibliotecário da Biblioteca Nacional e sócio correspondente da Academia das Ciências."
(Fonte: https://archeevo.amap.pt/details?id=85333)
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Muito invulgar.
20€

Sem comentários:

Enviar um comentário