29 agosto, 2023

MILHANO, Vicente -
HISTÓRIA INCOMPLETA DE UM HOMEM (novela)
. Covilhã, Edição da Casa Milhano, 1951. In-8.º (18,5x12,5 cm) de 42, [2] p. ; B.
1.ª edição.
Novela "provinciana", representativa da "luta da liberdade do homem contra a fatalidade do destino". Carlos "desiste" da família por não ter como cuidar dela. Ingressa na Legião Estrangeira onde se distingue em combate. Ao fim de alguns anos, após várias comissõesregressa a casa...
"«A nossa filha está tão doente... e tu nem te importas com ela... mas que tens homem?...»
Carlos estava constantemente a mastigar as palavras que a mulher lhe atirara. Pensava, voltava a pensar e não se lhe tirava aquela cisma da cabeça.
Era domingo, dia em que costumava passear com a família querida - a mulher e a filhinha.
Este dia, porém, era o mais aborrecido da sua vida. O espírito estava em desassossego há quinze dias, não sabendo o que era descanso desde a hora em que recebeu a notícia de que tinha de abandonar a moradia.
- Verifico agora que o homem é o pior animal do mundo... não há direito de até na família me atingirem. Isto é uma vingança monstruosa, cobardemente preparada."
(Excerto do Cap. I)
José Vicente Milhano (Covilhã, 1913-1995). Natural da Covilhã. Escritor e publicista de mérito, desde sempre ligado à sua região. Inconformado, consciente dos problemas sociais do país, sobretudo no mundo rural. Participou na Operação Dulcineia (1961) - acção que resultou no assalto ao paquete Santa Maria, coordenada por Henrique Galvão e Humberto Delgado.
Exemplar em brochura, bem conservado.
Muito invulgar.
15€

Sem comentários:

Enviar um comentário