PROGRAMA DO PARTIDO SOCIALISTA PORTUGUÊS. Comentado por Manuel José da Silva, primeiro deputado socialista português. Edição da Biblioteca de Educação Social. Visado pela Comissão de Censura. Lisboa, Editor - Lucas Martins, [1928]. In-8.º (18,5x13 cm) de 32 p. ; B. Coll. Biblioteca de Educação Social - III
1.ª edição.
Folheto de divulgação popular e patriótica distribuído pouco tempo após a implantação do regime da Ditadura Militar em Portugal.
"O Partido Socialista Português (1875-1933) foi um partido político português fundado em 10 de janeiro de 1875, na sequência do Congresso de Haia da Associação Internacional dos Trabalhadores, o qual votara a criação de partidos socialistas nacionais. Da sua primeira comissão directiva fizeram parte José Fontana, Azedo Gneco, José Correia Nobre França e José Tedeschi. Também em linha com o Congresso de Haia, o Partido assumia-se como marxista (depois federalista e proudhoniana), rejeitando as propostas de pendor anarquista da facção do movimento operário inspirada no bakuninismo. Teve como órgãos de imprensa os periódicos O Protesto, em Lisboa, e o Operário, no Porto, os quais se fundiram para dar origem a O Protesto Operário. O primeiro programa foi aprovado em 1895. Com um percurso político complexo, o Partido Socialista Português sobreviveu até à efectiva supressão da acção dos partidos políticos operada pelo governo da Ditadura Nacional em 1927. Em 1933 ainda realizou uma Conferência Nacional, em Coimbra, nas vésperas da entrada em vigor da Constituição Portuguesa de 1933, que de jure ilegalizou os partidos políticos. Alguns dos seus membros mais destacados foram co-fundadores, com personalidades provenientes de outros partidos democráticos, da Aliança Republicana Socialista."
(Fonte: Wikipédia)
"Logo na esteira da proclamação da República, nas eleições de 1911, o Partido Socialista Português consegue eleger o seu primeiro deputado, Manuel José da Silva, pelo Porto. Segundo dados de César Nogueira, nas eleições de 1911, 'o Partido Socialista obteve em todo o País 3.308 votos em 10 círculos eleitorais, ficando eleito pelo Porto o seu primeiro Deputado ao Parlamento português, o camarada Manuel José da Silva, com 912 votos'."
(Fonte: Freitas, João Emanuel Coelho de - A Casa do Povo Portuense (1900-1914), U.Porto, 2014)
"Pedem-me duas palavras a propósito dêste folheto, da autoria do primeiro deputado Socialista, que entrou no Parlamento em 1911. [...]
Manuel José da Silva, é um mestre sôbre questões sociais, os seus 520 anos de vida activa contra a má organização social, da-lhe o direito de ensinar os que desejam aprender; escrevendo êste folheto, teve, quero acreditá-lo, essa intuição; oxalá, ele aproveite a todos que lendo-o lhes sirva de ensinamento."
(Nota de abertura de António Francisco Pereira)
"O Partido Socialista tem por fins cooperar com os partidos socialistas de todo o mundo na reforma das sociedades humanas sob os princípios da radical socialisação das riquezas da sciência e da autoridade, promovendo em Portugal todo o progresso que possa conduzir a êste fim, ao passo que se apodera, pouco a pouco, dos elementos de prodominio social que lhe torne possivel tomar conta do Estado e das ramificações, adquirindo por completo os elementos de fôrça para assegurar, por sua parte, o triunfo da revolução socialista mundial."
(Excerto de Programa do P. S. P. - Fins)
Manuel José da Silva (1858-1932). Tecelão de profissão, dirigente do Partido Socialista Português. Fazia parte da "elite" operária de pequenos artesãos qualificados com forte consciência política. Foi um dos principais dirigentes socialistas e redactor do Operário. Único deputado do Partido Socialista, eleito em 1911 pelo círculo do Porto.
Exemplar em brochura, bem conservado.
Raro.
Com interesse histórico.
35€
Sem comentários:
Enviar um comentário