26 agosto, 2023

COSTA SACADURA, S. C. da -
ATTITUDES VICIOSAS NAS ESCOLAS. (Escripta direita e escripta inclinada).
Por... 2.ª edição. Hygiene Escolar. Lisboa, Typ. da Cooperativa Militar, 1910. In-4.º (23x15 cm) de 32 p. ; il. ; B.
Curioso ensaio escolar sobre o tipo de caligrafia a utilizar pelos alunos da Instrução Primária e os "defeitos" a corrigir, sendo o autor adepto da escrita "direita". Trabalho visionário nalguns aspectos, como as questões da iluminação e do mobiliário escolar, já relativamente à "imposição" do tipo de escrita, aos olhos de hoje, parece um tanto ou quanto desfasado. Opúsculo raro e muito interessante.
Livrinho ilustrado no texto com desenhos exemplificativos.
Indiscutivelmente a instrucção primaria tem despertado servido interesse em todos os povos civilisados, interesse de que resulta o progresso scientifico e economico, que só um ensino bem orientado póde impulsionar. [...]
Não sei se os nossos legisladores mediram bem alguma vez a sua responsabilidade ao decretarem a instrucção obrigatoria, sem ao mesmo tempo cuidarem na construcção de material de ensino, porque sem isto é impossivel o aperfeiçoamento dos methodos de instrucção e educação. [...]
Pela minha parte, como medico escolar e como cidadão portuguez, é meu desejo contribuir dentro das minhas debeis forças para que alguma coisa de proveito se faça a favor da hygiene escolar e do robustecimento organico dos que frequentam a escola primaria; por isso venho hoje chamar a attenção para as principaes causas das doenças escolares mais frequentes - a myopia e as deformações vertebraes - destacando como mais importante, o uso da escripta inclinada, além da deficiencia da illuminação e o mau mobiliario."
(Excerto do Cap. I)
Sebastião Cabral da Costa Sacadura (1872?-1966). "Foi professor catedrático da Faculdade de Medicina de Lisboa. Nasceu no concelho de Mangualde, a 17 de Julho de 1872. Formou-se na antiga Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa, em 1898. Desempenhou vários cargos de chefia em diferentes clínicas e hospitais. Foi também professor catedrático até 1943. Fez parte de numerosas comissões de reforma do ensino de obstetrícia, puericultura e enfermagem, sanidade escolar e educação física. Em 1902, instituiu a primeira consulta pré-natal portuguesa. Promoveu, participou e distinguiu-se em vários congressos e seminários e recebeu várias condecorações, entre outras, as de oficial e comendador da Ordem de Santiago de Espada e comendador da Ordem de Instrução Pública. Chefiou, ainda, a direcção do Arquivo de Obstetrícia e Ginecologia e foi redactor no Jornal das Sociedades Médicas, no Portugal Médico e na Imprensa Médica."
(Fonte: http://teoriadojornalismo.ufp.edu.pt/inventarios/sacadura-c-1945)
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capas frágeis com defeitos e falha de papel no canto superior esq. contracapa.
Raro.
Com interesse histórico e pedagógico.
20€

Sem comentários:

Enviar um comentário