VIEIRA, Affonso Lopes - DA REINTEGRAÇÃO DOS PRIMITIVOS PORTUGUESES. Conferencia realizada no Museu Nacional de Arte Antiga de Lisboa. Por... [Lisboa], Edição dos "Amigos do Mvseu", MCMXXIII. In-4.º (26 cm) de [2], 27, [3] p. ; [3] f. il. ; B.
1.ª edição.
Conferência subordinada ao tema do processo de restauro dos "Pintores Primitivos" - mestres cujo trabalho remonta à segunda metade do século XV - início do século XVI -, com especial relevância para o conhecido Nuno Gonçalves.
Livro ilustrado com três estampas hors-texte: Painel dos Cavaleiros (Nuno Gonçalves); Volante de um tríptico; Quadro de Gaspar Dias.
Tiragem especial de cincoenta exemplares rubricados e numerados. O presente encontra-se assinado a vermelho mas não numerado.
Exemplar de trabalho do autor, duplamente valorizado pelo seu autógrafo de posse - Affonso - na folha que precede a f. ante-rosto, tendo inscrito imediatamente por baixo do nome: "20 jan.º - fev.º 1923".
O texto encontra-se rasurado e corrigido, de princípio a fim, incluindo os erros ortográficos que o tempo e a evolução linguística impuseram, contendo diversas notas nas margens e em rodapé, tudo escrito pelo punho do poeta. A data "1941" é repetida nas notas manuscritas, assim como, no início, uma referência às "capitulares" (letras de abertura) de O carácter de Camões, obra do autor publicada em 1941, o que nos leva a supor serem as notas e correcções desse ano. Os apontamentos em rodapé estão redigidos na 3.ª e na 4.ª pessoa: "o autor dêste livro" e (ou), referindo-se à arqueologia em geral e ao trabalho de restauração da Sé Velha de Coimbra pelo professor Gonçalves, "deixámos de pensar dêste modo, infelizmente o critério empregado na Sé Velha foi o tão acanhado e perigoso critério arqueológico, não o sentido estético que aspira a servir acima, acima de tudo...".
"Há oito anos tive a honra de falar nesta mesma sala, para celebrar, na grande presença dos Painéis de Nuno Gonçalves, essas obras que são a catedral da nossa Arte [Pintura].
De então para cá trouxe-nos o volver doloroso ou renascente dos dias, saüdades, anciedades, e também glórias e confôrto de trabalhos realizados em prol do património espiritual da Pátria. [...]
No longo intervalo a que eu me refiro não cessaram os trabalhos empreendidos àcêrca da nossa Pintura Primitiva, descobrindo-se muitos novos quadros, identificando-se pintores, ligando-se entre si as afinidades das oficinas produtoras, confirmando-se ou rectificando-se certas noções, sujeitando-se a tratamento as táboas repintadas."
(Excerto da Conferência)
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capas manchadas. Ausência de lombada. Pelo seu singular interesse e valor deve ser encadernado.
Raro.
Indisponível
Sem comentários:
Enviar um comentário