27 abril, 2023

CERCA, António -
RITOS DA MORTE EM CASAL DE CINZA.
[Prefácio de Cameira Serra]. Guarda, Associação Distrital de Jogos Tradicionais e do Lazer, 1987. In-8.º (21 cm) de 47, [1] p. ; il. ; B. Cadernos Jogo, Tradição, Cultura - 3 : Colecção Tradições Orais, N.º 1
1.ª edição.
Interessante subsídio antropológico. Estudo sobre a morte e a forma como esta era encarada há cem anos atrás, sobretudo na província, sendo apresentado como exemplo a freguesia beirã de Casal da Cinza, Guarda, que inclui sete povoações.
Livro ilustrado com fotogravuras no texto.
""As Ciências humanas sempre negligenciaram a morte", diz-nos Edgar Morin. Esta afirmação tem todo o cabimento em relação ao vasto rol de monografias regionais, em cujo texto a temática ora versada não é referida ou, quanto muito, é apenas esboçada em breves páginas.
Todas as sociedades criam mitos para explicar a morte e as suas causas.
Esta brochura põe o leitor em contacto com as superstições e ritos que precedem, acompanham ou sucedem a morte, numa pequena comunidade rural da Beira: o tema da morte, os factos prenunciadores, a crença no renascimento dos mortos, as encomendações e homenagens aos defuntos, são aqui narrados com clareza e autenticidade.
A descrição do autor ganha um mérito ainda mais relevante pelo facto de a maioria destes costumes fúnebres ter já desaparecido na poeira dos tempos."
(Excerto do Prefácio)
"O empenho posto na tentativa de salvação da alma condiciona de forma efectiva a existência, e orienta de um modo geral os comportamentos.
Preocupações de tipo espiritual, cultural e social são observadas com o rigor possível durante a vida, e com atenção redobrada nas últimas horas.
Neste tipo de estudos é frequente ter apenas como objecto de análise as circunstâncias que rodeiam a morte quando ela está iminente, deixando quase sempre sem referência todo um conjunto de atitudes e comportamentos tidos ao longo da vida e que, de algum modo, preparam também a morte nalguns de seus aspectos essenciais."
(Excerto de Prevenções para a Morte)
Índice:
Prefácio. | Introdução. | Prevenções para a Morte: 1) Consuetudinárias: a) Encargo feitos à família; b) Aquisições feitas em vida; c) Agregação a instituições. 2) Testamentárias. | A Morte: 1) Presságios da morte; 2) Causas da morte; 3) Agonia; 4) Logo após a morte. | O Velório. | O Funeral. | Práticas posteriores ao Enterro: 1) O luto; 2) Missas e peditórios; 3) Ofícios; 4) Acompanhamentos; 5) O toque às almas; 6) A encomendação das almas; 7) O mês das almas; 8) Monumentos e santuários; 9) Outros costumes. | O Culto dos Mortos: 1) Ideias populares a respeito da continuação da vida e da existência de outro mundo; 2) A possibilidade da existência de relações entre os vivos e os mortos. | Apêndices: 1) Funerais com características especiais; 2) Caixões; 3) Covas e coveiros; 4) Cemitérios; 5) Contos populares a respeito da morte.
Exemplar em brochura, bem conservado.
Invulgar.
20€

Sem comentários:

Enviar um comentário