VASCONCELLOS, Teixeira de - COMEDIAS. O dente da baroneza. A botina verde. A liberdade eleitoral. Lisboa, Typographia Portugueza, 1871. In-8.º (16,5 cm) de VII, [1], 278, [2] p. ; E.
1.ª edição.
Teatro de comédia. Conjunto de três comédias por Teixeira de Vasconcelos, conhecido escritor português afecto à corrente literária do romantismo.
"Tenha cada theatro o genero que mais cabido lhe seja, mas não adoptem todos o mesmo menoscabo da arte e ludibrio dos que a cultivam.
Taes foram os pensamentos de que proveiu a tentativa modesta de escrever O dente da baroneza que sae agora á luz em primeiro logar n'este livro e que a imprensa talvez para honrar as minhas boas intenções, acolheu com a maxima benevolencia.
A botina verde e A liberdade eleitoral queria eu que se chamassem entremezes. Nem são outra coisa. Mas o nome está condemnado por plebeu. A mais reles farça não sobe ao cartaz sem o titulo de comedia. Até na propria republica das letras se vae despachando fidalga a arraia miuda!"
(Excerto do preâmbulo)
António Augusto Teixeira de Vasconcelos (Porto, 1816 - Paris, 1878). "Foi um escritor e jornalista português, vice-presidente da Academia de Ciências de Lisboa, com vasta obra publicada, sobre quem Camilo Castelo Branco disse que foi «o mais rijo pulso de atleta que teve a arena dos gladiadores políticos em Portugal». Obras mais conhecidas: O Prato de Arroz-Doce (1862); Viagens na Terra Alheia: de Paris a Madrid (1863); Lição ao Mestre (1872 em folhetim, 1875 em livro); A Ermida de Castromino (1875)."
(Fonte: Wikipédia)
Encadernação coeva em meia de pele com ferros gravados a ouro na lombada. Sem capa de brochura.
Exemplar em bom estado geral de conservação. Pastas cansadas, com selo de biblioteca colado na pasta anterior. Assinatura de posse na f. rosto.
Raro.
Indisponível
Sem comentários:
Enviar um comentário