23 abril, 2023

ALVES (Cave), Carlos -
A MULHER CONGO-PORTUCALENSE.
Colecção «Mucandas do Congo» : Segunda Série - Dedicada à Mulher. Carmona-Uige, [s.n. - Composto e impresso nas Oficinas Gráficas da E. G. U. L. - Carmona - Uige], 1960. In-4.º (24 cm) de 28, [4] p. ; B.
1.ª edição.
Interessante trabalho sobre a condição feminina no Congo Português, onde a mulher indígena era alvo de exploração pelo seus pares, subalternização e humilhação.
Com dedicatória impressa do autor: "Acorda e toma o teu lugar. Quando ganhares a consciência do teu valor, como dona de casa e mãe responsável na educação dos filhos, serás a luz de maior brilho a iluminar os caminhos da civilização e do progresso."
Opúsculo ilustrado com duas fotografias em página inteira.
"Olho para trás e vejo a mulher maltratada do tempo antigo, sem vontade, sem alegria, vergada ao peso dum trabalho penoso, obrigada a dar de comer a todo o povo. Vejo-a dobrada, a cavar, a cavar, o corpo suado, as mãos calejadas, a cabeça parada, sem poder pensar nada sobre a sua triste situação.
Vejo-a fazer o mesmo trabalho, todos os dias, todos os meses, todos os anos, sem ganho nenhum para ela. O corpo andava nu, apesar de tanto trabalho. Não tinha casa, não tinha roupas, não tinha o direito de possuir coisa nenhuma. As cubatas eram do homem. As mulheres eram pertença do homem. E quando ele morria, quem ficava com elas era o sobrinho favorito.
O «camalongo» era a marca da servidão. O homem dava o «camalongo» e levava a mulher para a cubata, como quem compra uma máquina para trabalhar. E tinha que trabalhar bem. Quando não dava bom rendimento era devolvida à família. Também tinha a obrigação de gerar filhos. Barriga que não dava filhos era barriga enfeitiçada. E a mulher voltava para a casa da família, e a família restituía o «camalongo».
A mulher não tinha qualquer direito. Só tinha o dever de trabalhar, trabalhar sempre, sem pedir nada a ninguém. Quando o homem queria, dava-lhe um «paco», pano minúsculo de sessenta centímetros por vinte, que servia só para tapar a vergonha."
(Excerto de 1- A Mulher Congo-Portucalense)
Índice:
1- A Mulher Congo-Portucalense. 2 - O Trabalho da Mulher. 3 - O que a menina deve aprender. 4 - O que a noiva deve Saber. 5 - O que a noiva deve esperar do noivo. 6 - A casa do Casal. 7 - O que a mão deve Saber. 8 - A mulher perante o homem. 10 - A mulher e a família.
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Capa ligeiramente oxidada.
Muito invulgar.
15€

Sem comentários:

Enviar um comentário