GIL, Manuel Figueiredo dos Santos - COMMERCIO DE LIVROS : dissertação bibliologica. Por... Alumno da cadeira de bibliologia da Bibliotheca Nacional de Lisboa. Coimbra, Imprensa da Universidade, 1909. In-8.º (22 cm) de 32 p. ; B.
1.ª edição.
Dissertação versando o Comércio de Livros, obra muito curiosa, com indubitável interesse histórico, bibliófilo e de merecimento académico.
Opúsculo valorizado pela dedicatória manuscrita do autor ao Doutor Joaquim de Carvalho.
"Sem pretender attribuir-me meritos indevidos, poisque o leitor aquilatará do valor real principalmente pelo trabalho produzido e não pelas fadigas de preparação, devo, comtudo, prevenir desde já que a presente dissertação foi composta, como não podia deixar de ser á vista de auctoridades irrecusaveis no assumpto. Este não é materia de phantazia ou imaginação, que qualquer curioso architecte á sua banca de trabalho segregado dos respectivos documentos comprovantes.
A parte especial e fundamental do meu trabalho - commercio de livros - não se acha expendida ex professo em auctor nenhum; porquanto um tratadista occupa-se do commercio de livros de certa especialidade; outro só d'uma epocha, v. g. livros antigos (P. L. Jacob); este só de livros preciosos e raros ou rarissimos e até unicos (Philomneste Junior); aquelle allude incidentalmente ao preço duma ou outra especie bibliographica (A. Cim)."
(Excerto do preâmbulo - Razão de ordem)
Índice:
Preâmbulo - Razão de ordem. | I. - O commercio e a solidariedade internacional. II. - O commercio de livros através a Historia. III. - O commercio de livros e a cultura intellectual.
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capas algo oxidadas, com pequenos cortes marginais.
Raro.
Com significado histórico e bibliográfico.
35€
Sem comentários:
Enviar um comentário