BESSA-LUÍS, Agustina - FAMA E SEGREDO NA HISTÓRIA DE PORTUGAL. Desenhos, Colagens e Fotografias Luis Miguel Castro. Lisboa, Guerra & Paz : colecção três sinais, 2006. In-fólio (31x30 cm) de 133, [3] p. ; mto il. ; C.
1.ª edição.
Interessante "viagem" de Agustina pela História de Portugal, revisitando 12 episódios/personagens da saga pátria.
"Quem foi Viriato? Porque se davam mal D. Afonso Henriques e a sua mãe, D. Teresa? Terá Salazar sido amado em vida? Fama e Segredo na História de Portugal está organizado em 12 óperas, que nos levam numa viagem pelo tempo, para descobrir os segredos e mistérios por detrás de personalidades tão díspares da nossa história como D. Afonso Henriques, D. Leonor Teles, D. Sebastião ou Salazar. Conheça as causas da morte do guerreiro lusitano Viriato, o poder que a rainha D. Leonor Teles detinha sobre o marido, D. Fernando, a ascendência do primeiro rei de Portugal ou, mesmo, o hipotético casamento de Salazar com uma discretíssima senhora Trocado."
(Fonte: Wook)
Livro belíssimo, muito ilustrado, de grande esmero e apuro gráfico, com capa cartonada, miolo em papel volumen couché, 150 gramas, e composto em caracteres Futura Condensed para os títulos e Gill Sans para o texto.
"O que melhor fixamos não é o que aprendemos, mas o que amamos. Nas planícies de Castela, onde outrora houve lugares pantanais e florestas de fetos como leques cobrindo a luz do sol, eu passei um dia. Na estrada para Zamora lá estava a casa que meu avô construiu com o engenho que lhe era próprio. Era um homem empreendedor e com mau génio que era indício de fazedor de reinos, quando havia reinos para fazer. Devia ficar-lhe bem a cota de malha e o brial com plumas. Como a Viriato, quando se deu conta que o modo de vestir torna urgente o respeito e a vassalagem.
Sempre ouvi, na estreita paróquia lá de casa, que o braço de Viriato estava nas armas de Zamora. Não um braço de pastor, mas o de um guerreiro."
(Excerto de 1ª Ópera - Viriato)
Encadernação cartonada do editor policromada.
Exemplar em bom estado de conservação.
Invulgar.
25€
Sem comentários:
Enviar um comentário