09 abril, 2023

FERNANDES, Graça - A BATALHA DO LYS - Os Combatentes Portugueses.
Coordenação... Lisboa, [s.n.], 2018. In-4.º (23 cm) de 433, [1] p. ; il. ; B.
1.ª edição.
Importante subsídio para a história da Batalha de La Lys (Flandres) e da participação portuguesa na Grande Guerra, em França.
Ilustrado com desenhos e fotografias ao longo do texto.
"Nesta evocação do Centenário da Batalha do Lys é muito significativo fazer renascer das cinzas do passado, as figuras, as imagens e os sons retumbantes desse episódio dramático da história militar portuguesa que abarca o rude esforço dos soldados lusos enfrentando os canhões e a morte, na planície flandrina, para poder exorcizar no tempo presente, as mágoas, o sofrimento e os fantasmas que ainda pairem nos céus de Portugal.
Deixando fluir o pensamento através da leitura dos textos coevos escritos por insignes militares portugueses que foram atores no teatro de guerra, sobressai a visão panorâmica diversificada do combate que envolveu três exércitos em ação, como acontece nas águas fortes de poética expressionista do mestre Sousa Lopes cujas pinceladas certeiras impressionam os nossos sentidos.
Por sua vez, os textos escritos por militares portugueses e historiadores contemporâneos, que fizeram a recensão dos textos antigos transmitem ao leitor uma explicação tecnicamente precisa do que sucedeu nesse fatídico dia 9 de abril de 1918.
As restantes temáticas elencadas na obra são uma fonte informativa valiosa para compreender melhor o cenário onde os soldados lusitanos morreram ou viveram, sacrificados ao poder instalado na Metrópole, o martírio da fome e as agruras da saudade da pátria ou da sua prisão pelos alemães."
(Fonte: https://gracafernandes.wordpress.com/publicacoes/a-batalha-do-lys-os-combatentes-portugueses/)
Graça Fernandes (n. 1945). "Licenciada em Estudos Anglo-Americanos pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Mestre em Ciências da Informação pela Universidade Católica Portuguesa, tendo concluído anteriormente, no Brasil, o Curso de Jornalismo da Escola de Comunicação Assis Chateaubriand. Publicou: A Verdade Madeirense e a Grande Guerra, 2008; A Imprensa e a República, 2010; Portugal no Primeiro Quartel do Séc. XX, 2011; Kumbira : Estreitando Laços, 2013; A Europa a Ferro, Fogo e Gás. 1914-1918, 2014; Aparições em Fátima : 1917, 2017; A Grande Guerra e os Movimentos Literários e Artísticos na Europa, 2017; A Batalha do Lys : Os Combatentes Portugueses, 2018; A Batalha da Jutlândia, 2018."
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Muito invulgar.
Com interesse histórico.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário