12 junho, 2022

ESTATUTOS DO SINDICATO NACIONAL DOS OPERARIOS TANOEIROS E OFICIOS CORRELATIVOS DO DISTRITO DO PORTO.
Aprovados por Alvará de 16 de Abril de 1934 e Regulamento Interno
. Gaia, Tipografia Barbosa, 1934. In-8.º (19 cm) de 18, [2] p. ; B.
1.ª edição.
Alvará subscrito pelo Sub-Secetário de Estado das Corporações e Previdência Social, Pedro Theotonio Pereira (1902-1972), homem forte do regime (do círculo restrito de Salazar), mais tarde Ministro, Embaixador em Madrid, Washington, etc.
Opúsculo com interesse para a história doa Tanoaria, ofício ancestral entretanto caído em desuso e já desaparecido. O fabrico de pipas de madeira para transporte do Vinho do Porto corresponde à época áurea da profissão, motivo para a instalação no norte do centro da produção dos recipientes, na zona do grande Porto.
"O Sindicato Nacional dos Operarios Tanoeiros e Oficios Correlativos do Distrito do Porto tem a sua séde instalada no Concelho de Vila Nova de Gaia e não poderá ser afastada do principal centro da Vila, que é a freguesia de Sta. Marinha.
O Sindicato tem personalidade jurídica, representa legalmente todos os individuos que exercem as profissões de tanoeiros e mecanicos em madeira para a industria de tanoaria do Distrito do Porto e é da sua competencia elaborar contratos colectivos de trabalho, de harmonia com os direitos conferidos pelo Estatuto do Trabalho Nacional."
(Cap. I - Denominação, séde e fins - Artigo 1/2)
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capas levemente oxidadas.
Raro.
Com interesse histórico.
20€

Sem comentários:

Enviar um comentário