10 junho, 2022

THEMUDO, M. Homem - COUDELARIA DE ALTER.
Um Outro Olhar sobre o Passado
. [Lisboa], Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas - Serviço Nacional Coudelico, 1998. Oblongo (20,5x24 cm) de 99, [3] p. ; mto il. ; B.
1.ª edição.
Importante subsídio para a história da Coudelaria de Alter - "instituição agropecuária propriedade do Estado português cujo objectivo principal é a criação de cavalos da raça Puro-sangue Lusitano, em especial da linhagem Alter Real" - publicado por ocasião do seu 250.º aniversário.
Livro impresso em papel de superior qualidade, muito ilustrado com reprodução de pinturas, fotografias de exemplares da Coudelaria e retratos de personalidades - civis e militares - ligadas à instituição.
Tiragem de apenas 1000 exemplares.
"Ao ser aclamado Rei, no primeiro dia de 1707, D. João V recebeu uma ituação coudélica sem brilho: fraca qualidade da produção cavalar das Coudelarias Gerais do Reino, bem como da Casa Real e das grandes Casas Senhoriais; Palácio Real da Ribeira sem picadeiro, utilizando a Casa Real as instalações coudélicas do Paço dos Duques de Bragança; Picaria Real sem o esplendor que então imperava nas Cortes Europeias.
Por altura do seu casamento, em 1708, com a Arquiduquesa de Áustria, D. Maria de Habsburgo, irmã do Imperador José II, o Rei D. João V conseguiu de Filipe V plena liberdade para adquirir em Espanha 40 cavalos de bom quilate, não para o esforço de guerra, como é evidente, por ainda envolvidos, Portugal e Espanha, nas últimas escaramuças da Guerra da Sucessão de Espanha, mas para serviço das Cavalariças Reais e pompa da Picaria Real.
Ao Rei, teria sido muito do seu agrado este enriquecimento das Cavalariças Reais, mas esta primeira aquisição de bons cavalos no estrangeiro - e outras se seguiriam, ao longo do reinado - foi uma cortesia para com a Rainha, tão recentemente vinda da Áustria, ainda nos olhos com a magnificiência deslumbrante da Picaria Imperial de Viena.
Com D. João V tem início o tempo faustoso da Picaria Real. E das embaixadas que deslumbravam a Europa com o aparato dos nossos coches e o garbo dos nossos cavaleiros."
(Excerto do Prelúdio - Política coudélica)
Índice:
Coudelaria da Casa Ducal de Bragança: Prelúdio; Fundação; Instalação e estruturação. | Coudelaria da Casa Real Portuguesa: Apogeu; Desventuras; Instabilidade; Continuidade Difícil. | Coudelaria do Estado Português: Coudelaria Militar; Recuperação do Alter-Real. | Construção do futuro. | Reactivação da Coudelaria de Alter.
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Contracapa apresenta pequena falha de papel no canto inferior esquerdo.
Muito invulgar.
Com interesse histórico.
45€

Sem comentários:

Enviar um comentário