VILELA, António Lôbo - HIPÓTESES METAPSÍQUICAS. [Por]... Licenciado em Ciências Matemáticas e Engenheiro Geógrafo. Pôrto, Edição da Sociedade Portuense de Investigações Psíquicas, [1939]. In-8.º (18,5 cm) de 135, [1] p. ; B.
1.ª edição.
Curioso tratado sobre a ciência metapsíquica e os fenómenos mediúnicos.
"Na literatura de todos os povos, desde a mais remota antiguidade, se encontram numerosas descrições de fenómenos supranormais que exerceram, sem dúvida, um papel preponderante na génese e evolução das crenças e práticas religiosas. Êsses fenómenos extraordinários que se produziam nos Mistérios da antiguidade, rodeados dum ritual pomposo e solene, ou nos montes escalvados e nos desertos da Palestina onde os profetas se reüniam; que se repetiram à luz baça das catacumbas, perderam o seu antigo prestígio na Idade Média. Já não eram os deuses que inspiravam as Pítias, as Sibilas e os Profetas: era o demónio que tentava as almas, ainda que elas fôssem religiosas e puras. A possessão demoníaca começou a lavrar como epidemia; e a Igreja, compenetrada na sua missão divina, mandava que os possessos fôssem queimados vivos, piedosamente, para os libertar das garras do demónio."
(Excerto da Introdução)
Índice:
Introdução. | 1 - Hipótese da fraude. 2 - Hipótese dos movimentos musculares inconscientes. 3 - Hipótese telérgica. 4 - Hipótese telepática. 5 - Hipótese teleplástica. 6 - Hipótese da ruminação. 7 - Hipótese criptestésica. 8 - Hipótese da prosopopese. 9 - Hipótese espirita. | Vocabulário.
António Eduardo Lobo Vilela (Vila
Viçosa, 1902 - Lisboa, 1966). "Foi um engenheiro geógrafo, professor
licenciado em Matemática, Ciências Pedagógicas e espírita português. A
sua actividade mais intensa exerceu-a como político, ensaísta,
panfletário e escritor, tendo publicado uma vasta obra literária e
científica."
(Fonte: wikipédia)
(Fonte: wikipédia)
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Capas ligeiramente oxidadas.
Invulgar.
20€
Sem comentários:
Enviar um comentário