RIBEIRO, Rufino - A CEGUEIRA DE CAMILO E A MIOPIA DE UM MÉDICO. Porto, Edição do Autor, 1970. In-8.º (18,5 cm) de 102, [2] p. ; B.
1.ª edição.
Polémica do autor com o médico brasileiro Gomes da Costa, Filho, autor do opúsculo Porque cegou Camilo?..., obra aqui rebatida e reduzida a uma mão cheia de invenções e disparates históricos e científicos.
Tiragem de apenas 600 exemplares, sendo o presente o n.º 201 da edição corrente, em papel vulgar (500 ex.), numerado e rubricado pelo autor.
"Durante os meus incipientes estudos sobre a cegueira do autor das «Novelas do Minho», topei na minha biblioteca com um pequeno livro, versando o mesmo assunto, e que eu havia adquirido, anos antes, ao desbarato, numa Feira do Livro. [...]
Não se tratava, infelizmente, daquela pechincha tão suspirada pelos bibliófilos camilianos, porquanto o opúsculo nem sequer tinha o ínfimo valor pedido pelo livreiro - que este, sem culpa, me perdoe - pois o tal folheto «Porque cegou Camilo?...», da autoria do Dr. Gomes da Costa, Filho, não passa duma cataplasma científico-literária, onde se misturam sintomas de doenças com automóveis; versos, com biografias e tratamentos, numa amálgama de documento transcritos, sem ordem cronológica, e de textos e datas erradas, semeando a confusão, já não falando na bibliografia apontada no fim, uma falsidade que induz os leitores em erro, aconselhando-lhe livros despropositadamente. Para quê? Certamente para alardear erudição. Sempre a velha maniazinha."
(Excerto de Como nasceu uma polémica)
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Muito invulgar.
Com interesse camiliano.
15€
Sem comentários:
Enviar um comentário