04 junho, 2022

OSORIO, Luiz - POEMAS PORTUGUEZES : contos e apotheoses. 1884-1889. Lisboa, Livraria de Antonio Maria Pereira, 1890. In-8.º (18,5 cm) de XIV, [2], 279, [1] p. ; E.
1.ª edição.
Colecção de poemas patrióticos escritos pelo autor ao longo de seis anos (1884-1889), conforme expresso no título da obra, e em 1890 vertidos em livro.
"Dos meus versos ultimamente escritos, pareceu-me poder destacar um livro que, sem cançar pela monotonia de assumptos demasiado similhantes, conseguisse todavia imprimir uma nota accentaudamente nacional no geral das suas paginas.
Uma lingua é a chave d'uma nacionalidade, - affirma, n'um dos seus livros, um escriptor francez eminente; só repete o que antes d'elle, por diversos fórmas têm dito dezenas de publicistas. E eu accrescento que a lingu que não esquece, para objecto da sua litteratura, os assumptos nacionaes, é uma lingua que se préza a si e ao paiz a que pertence."
(Excerto do preâmbulo)
Luís Osório da Cunha Pereira de Castro (1859-1900). "Bacharel em Direito pela Universidade de Coimbra, poeta, escritor, deputado, etc. Veio para Lisboa ainda muito novo para cursar os primeiros estudos, indo depois para a Universidade de Coimbra, matriculando‑se na faculdade de Direito, em que se formou. Era sócio do Instituto de Coimbra, sócio correspondente da Academia Real das Ciências de Lisboa. Foi deputado pela primeira vez em 1884, sendo eleito por Santarém; ainda foi eleito em outras legislaturas pelo mesmo círculo e pelo do Fundão. Era um mimoso poeta. Deixou os seguintes escritos: Neblinas, 1880-1884, publicado em Lisboa em 1886; este volume de poesias era dedicado a seu pai; Poemas portuguezes, Lisboa, 1890; Um grito! poema publicado por ocasião do ultimato inglês de 11 de Janeiro de 1890, escrito para ser recitado pelos estudantes de Coimbra; Alma lyrica, Lisboa, 1891; Espirito gentil; Canções ao vento, etc. Por ocasião do centenário do marquês de Pombal, em 1882, publicou A Tromba, poemeto dedicado à sua memória."
(Fonte: arqnet.pt)
Encadernação inteira de percalina com ferros gravados a seco e a ouro nas pastas e na lombada, com fac-símile da assinatura do autor a ouro na pasta frontal.
Exemplar em bom estado geral de conservação. Manuseado.
Raro.
15€

Sem comentários:

Enviar um comentário