05 junho, 2022

GONÇALVES, João - PÓVOA DO CARREIRO - Roteiro pelo século XX.
[Prefácio de Alberto Cravo]
. Aveiro, Fuaco, 2018. In-4.º (24 cm) de 470, [2] p. ; il. ; B.
1.ª edição.
Obra de fôlego. Interessante monografia sobre a Póvoa do Carreiro, lugar pertencente à freguesia do Troviscal, concelho de Oliveira do Bairro.
Livro profusamente ilustrado com tabelas e fotografias a p.b., algumas delas em página inteira. 
Edição limitada a 500 exemplares.
"Ao redigir este impensável e extenso livro, fi-lo com a intenção de narrar, o mais fielmente possível, factos e ocorrências da vida real que outrora constítuiram a existência quotidiana do povo da Póvoa do Carreiro que se dedicava totalmente à prática da agricultura. Ao descrever a vida dura da aldeia, através de factos e ocorrências com décadas de distância temporal, tive que fazer um tremendo esforço para recorer à memória registada dos meus primeiros tempos de existência que me conduziram aos retrógados meados do século vinte, uma época onde as carências e a miséria que atingia grande parte da população não impedia que pelos campos, no decurso da execução das tarefas rurais, ela exprimisse a sua alegria evocando cantigas de outros tempos que são hoje, na sua maioria, interpretadas pelos grupos folclóricos."
(Excerto da Introdução)
"Manuel de Jesus Mota, da Póvoa do Carreiro, foi Sargento enfermeiro a bordo de navios da Marinha de Guerra Portuguesa.
O mar e a pesca do bacalhau estão ligados à nossa gente e à região por mais de 600 anos sendo essa a razão da prologada descrição onde se relatam das labutas e sacrifícios sofridos pelos lavradores transformados, durante um breve período de alguns meses, em bravos lobos-do-mar. Muitas vezes pagaram com a vida a temeridade que os acompanhava durante a safra, miseravelmante remunerada e sem horários, sofrida pelas tempestades e mar alteroso, com desfechos trágicos devido aos naufrágios ou sabotagens praticadas pelos capitães para que as empresas lesadas fossem indemnizadas em dinheiro ou com novas embarcações. O testemunho verbal, proferido por um enfermeiro, que havia feito uma primeira safra em Fevereiro de 1957 a bordo do veleiro de pesca à linha, o "Avé Maria", para anos depois, em Fevereiro de 1960, embarcar a bordo do veleiro "Santa Joana" transformado em arrastão e que, temendo a reedição da escravidão observada no decurso da primeira viagem, decidiu escrever sobre uma pequena agenda, uma espécie de diário, cujo conteúdo é aqui transcrito."
(Excerto A Pesca do Bacalhau)
Índice:
Prefácio. | 1 - Introdução. 2 - Freguesia do Troviscal. 3 - Póvoa do Carreiro. 4 - As Famílias. 5 - O médico-lavrador. 6 - A agricultura de subsistência. 7 - A Primeira Grande Guerra. 8 - Trabalho e servidão. 9 - Natal dos meninos. 10 - A brincadeira das crianças. 11 - Lavradores. 12 - Memórias dos antigos. 13 - Artes, ofícios e profissões. 14 - Usos e costumes. 15 - Cultura musical. 16 - Religião. 17 - O sonho americano após a Iª Guerra Mundial. 18 - Emigração após a IIª Guerra Mundial. 19 - Retornados e IARNE. 20 - A Pesca do Bacalhau. 21 - Educação. 22 - Personagens carismáticas. 23 - Cargos de relevo. 24 - Agradecimentos.
Exemplar em brochura, bem conservado.
Muito invulgar.
25€

Sem comentários:

Enviar um comentário