CASTELLO-LOPES, Gérard - GÉRARD CASTELLO-LOPES : Homenagem a Henri Cartier-Bresson. Lisboa, Galeria Fernando Santos, 2004. In-4.º (29x24,5 cm) de 70, [2] p. ; mto il. ; C.
1.ª edição.
Homenagem do autor ao seu mentor artístico - Henri Cartier-Bresson (1908-2004), fotógrafo, fotojornalista e desenhista francês - no ano da sua morte.
Publicação belíssima, de grande sentido estético e apuro gráfico, ilustrada com 42 fotografias escolhidas por Castello-Lopes, que melhor representam a influência do Mestre na sua obra. O texto sobre este é igualmente da autoria de Castello-Lopes.
Livro impresso em papel encorpado, com tiragem limitada a 500 exemplares.
"Comparar-me ao Mestre seria tão paradoxal como comparar o Sol à luz duma vela. Por outro lado quando adquiri os exemplares de "Images à la Sauvette" e dos "Européens" tomai a decisão de seguir o mesmo caminho. [...]
Para lá do génio fotográfico que foi o seu, é inegável que Henri Cartier-Bresson foi um incomparável fotojornalista. [...]
Sempre entendi que os postulados de Cartir-Bresson, uma inefável conjunção entre a geometria do mundo e a pesquisa daquilo que ele chamava "o instante decisivo", vinham dum modo de ver que se aproximava do génio e em relação ao qual, não poderia nunca haver meças. Mas influência houve e se, hoje ainda, posso aduzir uma certa intuição e algum rigor na composição, é a ele que o devo."
(Excerto de Homenagem a Henri Cartier-Bresson)
Índice: Homenagem a Henri Cartier-Bresson - Gérard Cstello-Lopes. | Henri Cartir-Bresson e Gérard Castello-Lopes - D. C. I. | Obras. | Lista de obras. | Biografia. | Traduções.
Gérard Castello-Lopes (Vichy, França , 1925 - Paris , 2011). "Formado em Economia e profissional de cinema, a sua verdadeira vocação, no entanto, seria a fotografia. Começou a fotografar em 1956, em colaboração estreita com Carlos Afonso Dias, com quem partilhou ideias e práticas fotográficas. Desenvolveu, a partir de então, um percurso artístico dos mais relevantes no âmbito da fotografia portuguesa, sendo sem dúvida um dos poucos fotógrafos desta geração com maior visibilidade e reconhecimento nacional e internacional. A sua formação e a sua obra estão fortemente influenciadas por Henri Cartier-Bresson e a este fotógrafo sempre dedicou a sua admiração. Experimentou a encenação no Teatro Experimental de Cascais e foi assistente de realização no filme Os Pássaros de Asas Cortadas de Artur Ramos, em 1963. A sua obra fotográfica seria somente conhecida e divulgada no início da década de 80, uma vez mais através da galeria Ether em Lisboa. Em 2003 o seu trabalho foi objecto de uma exposição retrospectiva no Centro Cultural de Belém, comissariada por Luísa Costa Dias. A partir da década de 80 o seu trabalho foi regularmente exposto em Portugal e no estrangeiro. Foi também um dos membros fundadores do Centro Português de Cinema e fez crítica de cinema em revistas de referência do panorama cultural nacional, como O Tempo e o Modo. Está representado em diversas colecções nacionais e internacionais e expôs de forma regular em exposições individuais e colectivas."(Fonte: Emília Tavares in http://www.museuartecontemporanea.gov.pt/pt/artistas/ver/94/artists)
Encadernação editorial, cartonada, a p.b.
Exemplar em bom estado de conservação.
Raro.
45€
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